Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPena, Bruna de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-07-23T16:34:18Z-
dc.date.available2018-07-23T16:34:18Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/108-
dc.description.abstractMesmo no século XXI a segregação da identidade negra ainda é uma realidade nas escolas brasileiras. Na tentativa de promover a discussão e minimizar o problema, foi aprovada a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que tratam do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas em geral. No entanto, mesmo havendo um impositivo legal para isso o problema ainda persiste. O objetivo desse texto foi o de propor projetos para que a escola, no nível da Educação Infantil, desenvolva assuntos e atividades sobre a identidade negra e a igualdade racial, juntamente com os alunos e a comunidade. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e foram propostos dois projetos de ação para serem desenvolvidos na escola, na perspectiva da pedagogia de projetos. O primeiro projeto propõe trabalhar histórias para que as crianças negras abandonem a postura de inferioridade às demais; por verem que muitas vezes não são aceitas pelos seus cabelos (às vezes crespo, enrolado), sua pele e sua cultura, e que não se sintam excluídas estando juntas com as outras crianças. Já o segundo, tem como objetivo entender que a cultura negra é importante, especificamente a música que nasceu nos tambores nos navios negreiros. Assim, trabalhar a musicalidade com as crianças através da confecção de tambores e outros instrumentos musicais. Podemos considerar que o preconceito racial, apesar de muito discutido em sala de aula e pela sociedade ainda não deixou de ser um problema. A escola precisa levar a criança a entender que não é a cor da pele que a torna melhor ou pior que a outra, mas sim o valor que cada uma possui dentro de si mesma.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.titleA identidade negra no âmbito da educação infantilpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identidadenegraambito.pdf224.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.