Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Leila Graciano de | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T16:44:58Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23T16:44:58Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/110 | - |
dc.description.abstract | Este artigo trata da adaptação e socialização da criança que ingressa pela primeira vez no âmbito escolar. O fato da criança se separar da mãe e ter de frequentar um novo ambiente com pessoas desconhecidas, mudar sua rotina, traz muita angústia para a criança e a família. A maioria das crianças desenvolvem problemas emocionais e adoecem. Daí, a importância do professor ter uma concepção educativa, para lidar com esse processo de adaptação. O objetivo deste estudo foi compreender o processo de adaptação no âmbito escolar, assim como as intervenções necessárias do professor. Apresentar projetos que auxiliam o docente nesse processo de adaptação da criança no contexto escolar. Podemos entender que é um trabalho inteligível, mas que demanda sabedoria e tática do professor. As metodologias utilizadas para conceber a pesquisa deste trabalho foram à pesquisa bibliográfica e a pedagogia de projetos. Os projetos que constam neste trabalho são “Adaptação: novos caminhos”, que tem o intuito de ajudar o professor nesse processo de adaptação e aproximar família e escola. No projeto “Somos todos iguais” são trabalhados os temas transversais orientação sexual e ética, no contexto de socialização. Por meio desta pesquisa foi possível compreender o comportamento da maioria das crianças nesse momento de transição. Instrui o professor para que atue nesse processo de adaptação de forma acolhedora, carinhosa, atenciosa, respeitosa e comunicativa com os pais e alunos. Além de conhecimento proporcionar aos alunos alegria, segurança e tranquilidade. Desenvolver rotinas flexíveis e atividades de união para favorecer a socialização entre os alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | Projetos | pt_BR |
dc.title | Adaptação e socialização: difícil, não impossível | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
adaptacaosocializacaodificil.pdf | 224.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.