Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/114
Título: As releituras cinematográficas dos contos de fadas clássicos e sua aplicabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Vilela, Priscilla Amaral Lima
Palavras-chave: Contos clássicos;Cinema;Releituras
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: Os contos de fadas clássicos são uma das primeiras leituras orais ou escritas que a criança faz na escola e em casa. Por sua vez, os filmes baseados em contos clássicos, sejam eles os originais ou suas releituras, fazem parte do currículo cultural da nossa sociedade e devem ser objeto de trabalho em sala de aula. A sociedade do século XX, assim como as representações cinematográficas produzidas neste período, sofreu modificações sobre temas como feminismo, exclusão, sexualidade, família, trabalho, comportamento social, educação, violência. Temas que aparecem nos filmes e que possibilitam compreender um século de profundas, múltiplas e, às vezes, efêmeras mudanças. O objetivo desse artigo foi analisar como os contos de fadas foram adaptados pelo cinema de formas variadas ao longo do século XX e nas primeiras décadas do século XXI e como eles podem ser trabalhados em sala de aula. Como metodologia utilizamos a leitura e análise dos filmes e a pedagogia de projetos para construir uma sugestão de como utilizá-los em sala de aula como forma de promover o gosto pela leitura e escrita de diversos gêneros textuais. O cinema é um instrumento pedagógico rico em possibilidades de trabalho dentro e fora da sala de aula. Seus diversos gêneros permitem ao professor infinitas combinações e atividades interdisciplinares que possibilitam ao aluno a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências e adquirir conhecimentos múltiplos sobre temas diversos.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/114
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Releiturascinematograficascontos.pdf279,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.