Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/149
Título: Marcas e patentes: um estudo sobre o impacto no valor de mercado das companhias brasileiras listadas na bm&fbovespa
Autor(es): Felipe, Fany Muriell Pereira
Palavras-chave: Marcas e patentes;Valor de mercado;Ativos intangíveis
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: O presente estudo buscou analisar qual a relação existente entre a conta marcas e patentes e o valor de mercado das companhias abertas listadas na BM&FBOVESPA. A análise torna-se oportuna, uma vez que os ativos intangíveis tem exercido um papel cada vez mais importante na criação de valor das companhias. Para alcançar o objetivo, a amostra foi composta por 81 companhias de diferentes setores listadas na BM&FBOVESPA, nos anos de 2013 a 2016. Para a coleta de dados foi realizados testes estatísticos quanto à análise descritiva e modelo de regressão linear múltipla. Como resultado, este estudo comprovou que a quantidade de marcas e patentes apresenta relação significativa com o valor de mercado das companhias, verificando também que por meio da análise da amostra de companhias com saldo de intangíveis, a maioria são companhias com capital acionário não concentrado, no entanto as companhias com capital concentrado apresentaram maior média de valor de mercado. Observou-se também que o setor mais representativo da amostra era o ramo de consumo cíclico e o setor com maior média de valor de mercado era o setor de consumo não cíclico. No entanto, sugere-se no presente estudo que, o valor de mercado seja mais sensível ao saldo do ativo total do intangível do que propriamente com o saldo da conta marcas e patentes.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/149
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcaspatentesestudo.pdf229,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.