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Título: Distribuição do valor adicionado: comparação entre as empresas listadas no novo mercado e no mercado tradicional da bm&fbovespa
Autor(es): Aleixo, Wilson Marques
Palavras-chave: Distribuição valor adicionado;Novo mercado;Mercado tradicional
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações relevantes que auxiliam os usuários na tomada de decisão. Com o aumento das buscas por informações ambientais e sociais, a contabilidade absorveu tais necessidades informacionais em seus relatórios, criando o Balanço Social. Este demonstrativo divulga a relação das companhias com a sociedade e possui uma vertente denominada Demonstração do Valor Adicionado (DVA), que demonstra a geração e a distribuição da riqueza, entre os funcionários, governo e financiadores de capital: sejam terceiros ou acionistas. Logo, o objetivo desta pesquisa é analisar a distribuição do valor adicionado nas empresas listadas no Novo Mercado e no Mercado Tradicional da BM&FBOVESPA, tendo o primeiro regras de governança corporativa mais rígidas e o último cumprindo apenas a legislação vigente. Foram analisadas 50 entidades de cada segmento de listagem, e as mesmas foram divididas em 09 setores de atuações, entre os exercícios de 2013 e 2015. Por fim, verificou-se, por meio da média dos três anos, que a maior parcela da riqueza gerada foi destinada para os Terceiros, em ambos os segmentos analisados.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/154
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