Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/167
Título: Demonstração do valor adicionado: comparativo do atendimento ao cpc 09 entre divulgação voluntária e obrigatória de instituições financeiras listadas na bm&fbovespa
Autor(es): Vieira, Marcio Marques
Palavras-chave: DVA;Qualidade informacional;Setor bancário
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: O objetivo geral foi analisar as formas de divulgação da demonstração do valor adicionado (DVA) em empresas da BM&FBovespa do segmento bancário em 2007 quando elas ocorriam de forma voluntária, e em 2016 após o processo de convergência às normas internacionais de contabilidade. Para a realização do estudo, foi feita uma análise das DVAs das instituições financeiras, compreendendo informações sobre a transparência na evidenciação da geração e distribuição de riqueza. Constatou-se que o nível de capacidade informacional apresentado na DVA em 2016 foi maior que em 2007, apresentando dados estatisticamente significantes ao nível de 5%, justificando assim a importância do CPC 09 para melhorar a qualidade informacional da DVA das instituições financeiras listadas na BM&FBovespa. Em relação ao nível de governança corporativa das instituições, os dados coletados tanto em 2007 quanto em 2016 não apresentaram resultados estatisticamente significantes ao nível de 5%, concluindo, assim, que o nível de governança diferente do tradicional não afeta no nível de conformidade com o CPC 09. Os resultados obtidos geraram o levantamento de indicadores sociais importantes que fornecem aos investidores mais informações, gerando mais um elemento de decisão em relação à concessão de benefícios.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/167
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
demonstracaovaloradicionado.pdf279,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.