Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/212
Título: Linguagem corporal e sua aplicação no ambiente escolar
Autor(es): Santana, Amanda Emanuelle Malaman
Orientador: Costa, Sandra Diniz
Palavras-chave: Linguística;Psicolinguística;Linguagem corporal;Escola
Data do documento: 28-Nov-2017
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo na área de Psicolinguística, especificamente sobre a linguagem corporal e sua aplicação no ambiente escolar. A linguagem do corpo tem sido uma poderosa ferramenta na área criminal, na Psicologia clínica e em muitas áreas das ciências sociais. Este estudo analisa, especificamente, o seu uso nas situações escolares, mostrando como pode ser uma poderosa ferramenta para professores, orientadores e para toda a equipe escolar no trato com os alunos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em livros, revistas e sites da Internet que tratam do assunto. Os resultados mostram que a linguagem corporal é uma comunicação não verbal que está relacionada ao inconsciente. E sempre esteve presente na vida humana. Com base nos estudos, é uma linguagem de essencial importância. No contexto escolar, tem fundamental participação, devido à constante presença da linguagem não verbal. Dessa forma, é importante para o professor, não somente a comunicação verbal, mas também a expressão corporal, que infelizmente é deixada de lado. Portanto, o uso dentro da sala de aula é de extrema significância.
Abstract: Este trabajo presenta un estudio en el área de Psicolingüística, específicamente sobre el lenguaje corporal y su aplicación en el ambiente escolar. El lenguaje del cuerpo ha sido una poderosa herramienta en el área criminal, en la Psicología clínica y en muchas áreas de las ciencias sociales. Este estudio analiza, específicamente, su uso en las situaciones escolares, mostrando cómo puede ser una poderosa herramienta para profesores, orientadores y para todo el equipo escolar en el trato con los alumnos. Se trata de una investigación bibliográfica, en libros, revistas y sitios de Internet que tratan el asunto. Los resultados muestran que el lenguaje corporal es una comunicación no verbal que está relacionada con el inconsciente. Y siempre estuvo presente en la vida humana. Con base en los estudios, es un lenguaje de esencial importancia. En el contexto escolar, tiene fundamental participación, debido a la constante presencia del lenguaje no verbal. De esta forma, es importante para el profesor, no sólo la comunicación verbal, sino también la expresión corporal, que desgraciadamente se deja de lado. Por lo tanto, el uso dentro del aula es de extrema significación.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/212
Aparece nas coleções:Letras - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Linguagemcorporaleducacao.pdf611,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.