Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Benedito Geovane M. da | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-08T22:21:19Z | - |
dc.date.available | 2018-08-08T22:21:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-28 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/216 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo de caso relacionado ao emprego da música como estratégia de alfabetização. Narra-se o processo de alfabetização deste pesquisador e as estratégias usadas pela professora que o alfabetizou. Identificando as dificuldades do aluno portador de dislexia, mas que gostava muito de tocar violão, a professora utilizou as palavras de letras de música para que ele pudesse reconhecer as letras. Inicialmente, apresenta-se um estudo bibliográfico a respeito de música, alfabetização e processos de aprendizagem e leitura e em seguida, apresenta-se o estudo de caso. Os resultados mostram uma experiência educacional bem-sucedida, por ter partido dos interesses da criança, para que as barreiras pudessem ser vencidas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.title | A música como instrumento de aprendizagem: um estudo de caso | pt_BR |
dc.orientador | Costa, Sandra Diniz | pt_BR |
dc.abstract | Este trabajo presenta un estudio de caso relacionado al empleo de la música como estrategia de alfabetización. Se narra el proceso de alfabetización de este investigador y las estrategias usadas por la profesora que lo alfabetizó. Identificando las dificultades del alumno portador de dislexia, pero que gustaba mucho de tocar la guitarra, la profesora utilizó las palabras de letras de música para que él pudiera reconocer las letras. Inicialmente, se presenta un estudio bibliográfico acerca de la música, la alfabetización y los procesos de aprendizaje y lectura y, a continuación, se presenta el estudio de caso. Los resultados muestran una experiencia educativa exitosa, por haber partido de los intereses del niño, para que las barreras pudieran ser vencidas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Musicainstrumentoaprendizagem.pdf | 93.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.