Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorResende, Bruna de Moura-
dc.date.accessioned2018-08-08T22:56:21Z-
dc.date.available2018-08-08T22:56:21Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/243-
dc.description.abstractO crédito possui importante papel na economia, uma vez que é essencial ao financiamento do consumo das famílias e do investimento dos setores produtivos. O objetivo do trabalho foi analisar o planejamento financeiro pessoal dos discentes de uma instituição de Ensino Superior em Monte Carmelo, conceituar planejamento financeiro e Educação Financeira, caracterizar endividamento e avaliar as disponibilidades de créditos utilizados pelos discentes. A pesquisa foi realizada por meio de uma investigação exploratória, em uma instituição de Ensino Superior composta por 194 discentes graduandos em Administração sendo 48 do segundo período, 42 do quarto período, 63 do sexto período e 41 do oitavo. Os dados foram tabulados e organizados em tabelas para as suas respectivas análises. Observou-se que o maior nível de respostas apontaram um acompanhamento e controle das receitas e despesas mensais, porém, ao serem indagados sobre o percentual da renda mensal comprometido com obrigações, houve um índice de endividamento. Tendo em vista a importância do assunto, fica evidente a necessidade de aprofundamento dos conceitos e técnicas de planejamento financeiro pessoal, uma vez que grande parcela dos discentes demonstrou pouca percepção dos conceitos de planejamento orçamentário.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.titleAnálise do planejamento financeiro pessoal dos discentes de Administração de uma instituição de ensino superior em Monte Carmelo – MG, no ano de 2015pt_BR
dc.orientadorCosta, Claudiopt_BR
dc.abstractCredit plays an important role in the economy, since it is essential to finance household consumption and investment in the productive sectors. The objective was to analyze the financial planning of the students of a higher education institution in Mount Carmel, conceptualize financial planning and financial education, debt characterize and evaluate the claims of cash used by students. The survey was conducted through an exploratory research in an institution of higher education consists of 194 students graduating in Business Administration and 48 of the second period, 42 of the fourth period, 63 of the sixth period and 41 of the eighth. Data were tabulated and organized in tables for their respective analyzes. It was observed that the highest level of responses indicated a monitoring and control of monthly income and expenses, but, on being asked about the percentage of monthly income committed to obligations, there was an indebtedness ratio. Given the importance of the subject, it is evident the need to deepen the concepts and techniques of financial planning, since a large portion of the students showed little awareness of the concepts of budgeting.pt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analiseplanejamentofinanceiro.pdf95.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.