Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/259
Título: A importância do marketing de relacionamento e dos canais de comunicação: um estudo de caso na criativa presentes ltda – me
Autor(es): Ondei, Isabella Cristina Miquilino
Orientador: Valdisser,Cassio Raimundo
Palavras-chave: Marketing;Meios de comunicação;Satisfação e fidelização de clientes
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso realizado na empresa Criativa Presentes Ltda – ME, sediada em Monte Carmelo – MG, sobre o marketing de relacionamento e os canais de comunicação. O objetivo principal desta pesquisa era analisar a influência do marketing de relacionamento e dos canais de comunicação utilizados pela empresa, identificando se estes conseguem abranger todos os clientes, como forma de estreitar o relacionamento e obtenção de satisfação e fidelização destes. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros de autores de marketing e em artigos científicos publicados em periódicos da área. Realizou-se ainda uma pesquisa exploratória com aplicação de questionários para 40 (quarenta) clientes e 05 (cinco) funcionários da empresa. Assim, essa pesquisa adotou o estudo de caso da empresa como método de investigação. Os resultados encontrados indicaram que os clientes estão conectados ao mundo virtual e optam por usar estes meios de comunicação no dia a dia, inclusive para se comunicar com a empresa. Conclui-se que há ainda a necessidade de melhoramento nos canais de comunicações e no aperfeiçoamento no marketing de relacionamento entre a empresa, os clientes e os funcionários
Abstract: This article presents a case study carried out at Criativa Regalos Ltda – ME, based in Monte Carmelo – MG, on relationship marketing and communication channels. The main objective of this research was to analyze the importance of relationship marketing and communication channels used by the company, identifying if they can reach all customers, as a way to strengthen the relationship and obtain customer satisfaction and loyalty. For the development of the study, bibliographical research was carried out in books by renowned marketing authors and in scientific articles published in periodicals of the area. An exploratory survey was carried out with questionnaires applied to 40 (forty) clients and 05 (five) employees of the company. Thus, this research adopted the case study of the company as a research method. The results indicated that customers are connected to the virtual world and choose to use these means of communication on a daily basis, including to communicate with the company. It is concluded that there is still a need for improvement in the communication channels and in the improvement in relationship marketing between the company, the clients and the employees.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/259
Aparece nas coleções:Administração - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importanciamarketingrelacionamento.pdf812.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.