Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/322
Título: Monitoramento da presença de broca-do-café (Hypothenemus hampei) através de armadilhas atrativas no município de Romaria-MG
Autor(es): Medeiros, Mauro Sérgio de
Orientador: Sidnei Hermes de Lima
Palavras-chave: Broca-do-café;Armadilhas;Monitoramento
Data do documento: 11-Jul-2018
Resumo: A cultura do café é de grande importância para o agronegócio brasileiro, sendo o café o principal produto de exportação. Dentre as pragas que afetam a produção, a broca-do-café (Hypothenemus hampei) é uma das mais importantes, causando danos quantitativos e qualitativos na produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar o monitoramento da praga através de armadilhas atrativas de etanol/metanol, colocadas em época antecipada ao trânsito conhecido do inseto, em lavouras com histórico de ataque, e assim acompanhar a presença e a necessidade de controle. O presente estudo foi realizado em fazenda produtora na região dos Pachecos, zona rural de Romaria MG, foram selecionadas três glebas na lavoura com histórico de ataque, e em cada foram colocadas cinco armadilhas confeccionadas com garrafas pets e com atrativo de etanol/metanol. As armadilhas foram montadas em meados do mês de outubro/2017 e foram monitoradas semanalmente até dezembro/2017. Duas das três áreas apresentaram grande captura de brocas logo nos primeiros monitoramentos, o que levou a antecipação do controle químico pelo produtor, que se mostrou efetivo, pois os monitoramentos seguintes mostraram redução significativa no número de insetos capturados. O uso de armadilhas atrativas mostrou-se eficiente e uma boa ferramenta para auxiliar no controle desta importante praga.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/322
Aparece nas coleções:Agronomia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monitoramentobrocacafé.pdf572,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.