Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/338
Título: Alterações imunológicas e infecções oportunistas decorrentes da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana adquirida HIV
Autor(es): Costa, Renato Gonçalves
Orientador: Flávia Alves Martins
Palavras-chave: HIV/AIDS;infecções oportunistas;Linfócitos T CD4+
Data do documento: 21-Set-2018
Resumo: A infecção pelo vírus HIV altera drasticamente o sistema imunológico, favorecendo infecções oportunistas. As principais células atacadas pelo vírus HIV são os linfócitos T CD4+, aos quais, o vírus se liga e se replica até a lise celular. Tal fenômeno leva à queda na contagem de células T CD4+, importantes para o desencadeamento e ativação do sistema imune, gerando assim a susceptibilidade à infecções oportunistas, e eventual morte do paciente. Estas configuram como as principais causas de morte dentre os pacientes soropositivos. Entretanto, o uso da terapia antirretroviral e a generalização da profilaxia primária e secundária, levaram à redução do número de ocorrências de doenças oportunistas, e, consequentemente, o aumento da sobrevida desses pacientes.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/338
Aparece nas coleções:Análises Clínicas e Microbiologia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alteraçõesimunológicasaids.pdf194,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.