Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/339
Título: A diversidade cultural em sala de aula
Autor(es): Oliveira, Jeovana da Silva
Orientador: Ludmila Rodrigues Rosa
Palavras-chave: Diversidade cultural;Papel do professor;Inclusão da diversidade;Escola
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso resulta de uma pesquisa qualitativa realizada a partir dos estudos abordados na Pós-graduação em Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para a Educação Básica pela Fundação Carmelitana Mário Palmério. O mesmo foi elaborado para chamar a atenção sobre a importância de se trabalhar a diversidade cultural em sala de aula, bem como implementar nos currículos e práticas pedagógicas metodologias e atividades que abordem a diversidade como um todo. Tendo em vista que o professor raramente terá uma sala homogênea no sentido de saberes, aprendizados e vivências de cada aluno, discutiremos qual o papel e os desafios enfrentados pelos docentes diante dessa problemática da diversidade cultural, as consequências dessa interação de culturas e quais estratégias e mecanismos estes poderão utilizar em relação às suas práticas educativas, dando oportunidades de igualdades de acesso ao saber para todos os educandos, estimulando uma maior interação entre eles, demonstrando que trabalhando com a diferença contribuiremos no desenvolvimento de capacidades e competências, assim como no resgate de identidades, valores e respeito ao próximo.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/339
Aparece nas coleções:Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diversidadeculturalsala.pdf130,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.