Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/415
Título: Aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis: Estudo de caso na Fundação Carmelitana Mário Palmério, Monte Carmelo-MG
Autor(es): Martins, Juciele Vilela
Orientador: Costa, Emiliano Silva
Palavras-chave: Água pluvial;Reaproveitamento;Chuva
Data do documento: 18-Dez-2018
Resumo: A água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida, e seu uso está condicionado à muitas atividades de grande importância para os seres vivos. Embora esse recurso seja abundante no planeta Terra, sua maior parte é imprópria para o consumo humano, fato que ressalta a importância da utilização de ferramentas que maximizem seu aproveitamento. Assim, o presente trabalho tem como objetivo o estudo da reutilização da água pluvial para fins não potáveis, por meio de um sistema de captação e dimensionamento de reservatório, utilizando o método de Rippl, buscando garantir o abastecimento de água tanto no período chuvoso quanto no período seco, gerando a economia de água potável e de recursos financeiros para a Instituição de Ensino Superior. Foi demonstrado por meio do dimensionamento que o método escolhido é viável para redução da quantidade de água potável utilizada para fins que não exijam potabilidade, sendo a água captada utilizada nas bacias sanitárias, rega de jardim e na limpeza dos pisos da Instituição. Sendo assim, conclui-se que contribuindo diretamente na preservação dos recursos hídricos e conscientização dos alunos, funcionário, professores e da população em geral o objetivo proposto poderá ser alcançado.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/415
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aproveitamentoaguapluvial.pdf578,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.