Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/437
Título: Educando em meio às diferenças gestadas com a identidade de gênero
Autor(es): Nascimento, Alex Sandro Batista do
Orientador: Davi, Tania Nunes
Palavras-chave: Identidade de gênero;Pedagogia de projetos.;Ensino fundamental
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: A questão da identidade de gênero inicia-se com a percepção social do que é família e do papel que homens e mulheres devem exercer nessa instituição. A educação para a diversidade de gênero deve ficar atenta a esses constructos sociais. É preciso que os educadores se preparem, estudem mais sobre o assunto para que não haja discriminação, pois, a criança, às vezes, nem sabe o que ela quer, qual a sua identidade, mas precisa de apoio da família e da escola para não sofrer nenhum tipo de constrangimento ao brincar, ao vestir, ao expressar seus sentimentos. A escola não deve direcionar atitudes, mas deixar que aconteçam naturalmente, sem críticas, com respeito às diferenças entre as formas de ser de cada indivíduo, promovendo espaços e tempos que oportunizem as crianças trocar de papeis, brincar com bonecas e carrinhos, jogar futebol ou brincar de casinha – independente do gênero sexual com o qual nasceu. O objetivo dessa pesquisa foi sugerir projetos de aula que promovam a diminuição da discriminação quanto a identidade de gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pedagogia de projetos. O papel da escola não é incentivar a definição precoce de identidade de gênero, mas mostrar que as diferenças existem, são construídas socialmente, que cada um deve ter liberdade de escolha e que essa escolha deve ser respeitada dentro do direito a diversidade e a cidadania.
Abstract: The question of gender identity begins with the social perception of the family and the role that men and women should play in this institution. Education for gender diversity must be attentive to these social constructs. It is necessary for educators to prepare themselves, to study more on the subject so that there is no discrimination, because the child sometimes does not even know what he wants, what his identity, but he needs support from family and school not to suffer any kind of embarrassment when playing, dressing, expressing their feelings. The school should not direct attitudes, but let them happen naturally, without criticism, regarding the differences between the ways of being of each individual, promoting spaces and times that allow children to change roles, play with dolls and carts, play football or play house - regardless of the sex with which he was born. The objective of this research was to suggest classroom projects that promote the reduction of discrimination regarding gender identity in the initial years of Elementary School. The methodologies used were bibliographic research and project pedagogy. The role of the school is not to encourage the early definition of gender identity, but to show that differences exist, are socially constructed, that each should have freedom of choice and that this choice must be respected within the right to diversity and citizenship.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/437
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educandomeiodiferenças.pdf603.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.