Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/439
Título: | Diversidade racial nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Braz, Laura Aparecida Cabral |
Orientador: | Paulino, Conceição Aparecida Alves |
Palavras-chave: | Diversidade racial;Projetos;Ensino Fundamental |
Data do documento: | 6-Jun-2019 |
Resumo: | A diversidade racial nada mais é que a multiplicidade entre os povos, seja pela cor ou questões culturais que o indivíduo possa ser ou conviver. A convivência, o respeito mútuo entre diferentes etnias, infelizmente, nem sempre acontece na sociedade, inclusive dentro de sala de aula. A escolha do tema partiu de vivências ao longo dos anos, que mostraram como a questão da diversidade racial ainda deve ser trabalhada em sala aula, desde os anos iniciais, para que as crianças possam aprender desde pequenos que devemos respeitar para que possamos também ser respeitados e conviver numa sociedade em paz em todos os aspectos. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas pedagógicas para trabalhar o respeito a diversidade racial nos anos iniciais, para tanto desenvolveremos sugestões de projetos a partir do tema que possam ser aplicáveis em sala de aula. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pedagogia de projetos. A tarefa de respeitar a diversidade racial não deve ficar somente no papel ou se restringir a datas comemorativas. A escola necessita trabalhar o tema em suas múltiplas extensões, contribuindo para que o respeito ao diferentes seja a norma dentro e fora do espaço escolar, diminuindo o preconceito e criando uma cultura que prime pela paz e autoestima. |
Abstract: | Racial diversity is nothing more than the multiplicity between peoples, whether by the color or cultural issues that the individual can be or coexist with. The coexistence, mutual respect between different ethnicities, unfortunately, does not always happen in society, even within the classroom. The choice of theme came from experiences over the years, which showed how the issue of racial diversity has yet to be worked out in the classroom since the early years, so that children can learn from children that we must respect so that we can also be respected and to live in a society in peace in all aspects. This research aimed to identify pedagogical practices to work towards respect for racial diversity in the initial years, so we will develop suggestions of projects from the theme that may be applicable in the classroom. The methodologies used were bibliographic research and project pedagogy. The task of respecting racial diversity should not only be on paper or restricted to commemorative dates. The school needs to work the theme in its multiple extensions, contributing to the respect to the different is the norm inside and outside the school space, reducing prejudice and creating a culture that excels for peace and self-esteem. |
URI: | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/439 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diversidaderacialanos.pdf | 264.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.