Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/440
Título: A Relação ente letramento e o sucesso da criança no processo de alfabetização
Autor(es): Borges, Nathalia Marcela
Orientador: Naves, Neusa Rosa
Palavras-chave: Alfabetização;Letramento;Aprendizagem
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: Este artigo teve como justificativa percorrer aspectos do processo de alfabetizar letrando. O objetivo foi aprofundar o conhecimento de alfabetização e letramento contribuindo para uma aprendizagem significativa por meio de estudo e criação de projetos pedagógicos envolvendo letramento e alfabetização. A abordagem metodológica foi bibliográfica e da pedagogia de projeto. Trouxemos como discussão que, o processo de codificação e decodificação decorrente da alfabetização e letramento, tem que ter sentido para a criança. Dessa forma o professor tem que agir como mediador do conhecimento despertando a curiosidade e novas descobertas, sempre aprimorando as habilidades do aluno de modo que o aprendizado não se limite apenas à sala de aula. Os projetos montados foram pensados para serem trabalhados nas escolas em prol de ajudar e estimular as crianças em seu processo de alfabetização reforçando o letramento, estimulando a criatividade dos alunos e abrangendo seus conhecimentos prévios através de situações problemas. Concluímos que é papel do professor buscar métodos que instiguem os alunos a aprenderem, identificando as dificuldades dos educandos e planejando pedagogicamente aulas e atividades que permitam a superação de suas dificuldades. Alfabetizar letrando é fundamental para que o aluno compreenda a relação entre saber ler e escrever e sua influência para vida em sociedade. Alfabetizar letrando permite respeitar os interesses do aluno, seus conhecimentos prévios e seu aspecto como um ser político e social.
Abstract: This article had as justification to go through aspects of the literacy process. The objective was to deepen the knowledge of literacy and literacy contributing to a meaningful learning through study and creation of pedagogical projects involving literacy and literacy. The methodological approach was bibliographical and of the pedagogy of design. We have argued that the process of codification and decoding resulting from literacy and literacy must have meaning for the child. In this way the teacher has to act as mediator of knowledge by arousing curiosity and new discoveries, always improving the student's skills so that learning is not limited to the classroom. Assembled projects were designed to be worked on in schools to help and stimulate children in their literacy process by reinforcing literacy, stimulating students' creativity and embracing their prior knowledge through problem situations. We conclude that it is the teacher's role to seek methods that instigate students to learn, identify the difficulties of the students and pedagogically plan classes and activities that allow them to overcome their difficulties. Literacy literacy is fundamental for the student to understand the relationship between knowing how to read and write and its influence to life in society. Literate literacy allows respect for the interests of the student, his prior knowledge and his appearance as a political and social being.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/440
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relacaoentreletramento.pdf262.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.