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Título: Educação Financeira: da escola para a vida
Autor(es): Silva, Raquel Aparecida da
Orientador: Davi, Tania Nunes
Palavras-chave: Educação financeira;Ensino fundamental;Planejamento
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: A educação financeira contribui para formar um cidadão que consuma com consciência e ética, sem desperdícios e excessos, preservando e melhorando a relação do homem com a natureza. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar sugestões de projetos de aula dentro da temática da educação financeira para crianças, criando novos hábitos de consumo, poupança e empreendedorismo. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pedagogia de projetos. Cabe a educação financeira infantil e de adolescentes buscar equilíbrio, mudanças de atitudes, consciência, gerando um bem sócio econômico, abrindo novas portas para o indivíduo ingressar na sociedade, melhorando o gerenciamento das finanças pessoais e promovendo um pensamento empreendedor que permita ao aluno atingir seus objetivos de vida. Concluímos que a educação financeira deveria ser utilizada dentro das escolas conscientizando as crianças e os adolescentes da importância de se economizar buscando equilíbrio e empreendedorismo para sua viva pessoal e profissional. A educação financeira é um dos pilares para formar cidadãos responsáveis e conscientes para viver na sociedade contemporânea, preservando a natureza por meio da redução, reutilização e reciclagem de materiais. Juntos escola e família podem formar pessoas bem sucedidas, que se destaquem na vida pessoal e profissional por meio do planejamento de suas metas e de formas conscientes e sustentáveis de consumo e poupança.
Abstract: Financial education contributes to the formation of a citizen who consumes consciously and ethically, without wastage and excess, preserving and improving the relationship between man and nature. The purpose of this research was to present suggestions of classroom projects within the theme of financial education for children, creating new habits of consumption, savings and entrepreneurship. The methodologies used were bibliographic research and project pedagogy. It is the responsibility of financial education for children and adolescents to seek balance, changes in attitudes, awareness, generating a good economic partner, opening new doors for the individual to enter society, improving the management of personal finances and promoting an entrepreneurial thinking that allows the student to reach their life goals. We conclude that financial education should be used within schools to make children and adolescents aware ofthe importance of saving themselves by seeking balance and entrepreneurship for their personal and professional lives. Financial education is one of the pillars to form responsible and conscious citizens to live in contemporary society, preserving nature through the reduction, reuse and recycling of materials. Together, school and family can form successful people who excel in personal and professional life through planning their goals and conscious and sustainable forms of consumption and savings.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/441
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