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Título: Dimensionamento do pavimento da Rodovia LMG - 746 no município de Monte Carmelo - MG.
Autor(es): Oliveira, Ivan Carlos de
Orientador: Oliveira, Ricardo Fonseca de
Palavras-chave: Rodovia;Pavimento;Tráfego
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: As estradas brasileiras são de grande importância para o deslocamento de passageiros e produtos. Existem aproximadamente 200.000 km de estradas distribuídas nas diferentes regiões do país. A construção de rodovias demanda uma série de estudos, etapas e detalhes, desde os estudos prévios, passando pela escolha dos materiais de base e dos produtos asfálticos, até o ponto de ficar pronto para os veículos transitarem. O tráfego que transitará sobre determinado pavimento ao longo de sua vida útil de serviço é convertido em um número de operações/solicitações de um eixo rodoviário padrão. O objetivo geral deste trabalho é realizar o dimensionamento das camadas do pavimento na rodovia LMG - 746 no município de Monte Carmelo/MG. Após a contagem dos veículos, foi feito o levantamento do número “N” equivalente de operações do eixo padrão de 8,2 t. Esse é um parâmetro que representa as solicitações das cargas na Rodovia LMG – 746 na cidade de Monte Carmelo – MG, próximo ao campus da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Araras, sobre o pavimento durante um determinado período de projeto. Para o dimensionamento do pavimento em questão, adotou-se o Método de Projeto de Pavimentos Flexíveis. Esta metodologia está em conformidade com o Manual de Pavimentação do DNIT. No presente estudo, que se observou um volume médio diário de 1.398 veículos que transitaram na LMG – 746. Através do levantamento do solo da presente via foram calculadas todas as espessuras necessárias para cada camada do pavimento chega-se à representação final do mesmo.
Abstract: The Brazilian roads are of great importance for the movement of passengers and products. There are approximately 200,000 km of distributed roads in the different regions of the country. Road construction demands a series of studies, steps and details, from previous studies, through the choice of base materials and asphalt products, to the point of being ready for vehicles to transit. Traffic that will travel over a given pavement over its service life is converted into a number of operations / requests on a standard road axis. The general objective of this work is to perform the sizing of pavement layers on the LMG-746 highway in Monte Carmelo/MG. After counting the vehicles, the equivalent “N” number of 8.2 t standard axle operations was surveyed. This is a parameter that represents the load requests on the LMG - 746 Highway in the city of Monte Carmelo - MG, near the campus of the Federal University and Uberlândia - Campus Araras, on the pavement during a certain project period. For the dimensioning of the pavement in question, the Flexible Pavement Design Method was adopted. This methodology complies with the DNIT Paving Manual. In the present study, a daily average volume of 1,398 vehicles traveling on the LMG - 746 was observed. Through the survey of the soil of the present road all the necessary thicknesses were calculated for each layer of the pavement, reaching the final representation of the same.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/509
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