Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/523
Título: Elaboração do plano de contas: Uma pesquisa nas empresas de Contabilidade de Monte Carmelo/MG na estruturação do plano de contas em consonância com as Normas Brasileiras de Contabilidade
Autor(es): Rufino Júnior, Paulo Antônio
Orientador: Costa, Simone Teles da Silva
Palavras-chave: Contabilidade;Plano de Contas;Empresas
Data do documento: 20-Jul-2020
Resumo: A contabilidade é de grande importância, pois é a partir das informações obtidas pelo profissional contábil que o gestor organizacional será capaz de tomar decisões assertivas. As informações são geradas, muitas vezes, a partir de um plano de contas, que é considerado base para lançamentos contábeis e para a elaboração de demonstrações. Para elaborar um plano de contas, é preciso conhecer as características e as necessidades informacionais das empresas. O objetivo da presente pesquisa é demonstrar a importância das informações geradas por meio do plano de contas e de que forma os escritórios de contabilidade elaboram essa tão importante ferramenta contábil. O estudo utiliza-se de uma abordagem teórica acerca do assunto em questão, bem como analisa como os escritórios de contabilidade de Monte Carmelo/MG elaboram os planos de contas. Assim, torna-se possível comparar se o que é demonstrado na teoria acontece na prática dessas empresas. Como resultado, pode-se perceber que, mesmo não detendo todo o conhecimento necessário sobre o plano de contas, os contabilistas entrevistados o elaboram com certo cuidado, bem como fazendo adaptações de forma que atenda a seus clientes.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/523
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaboracaoplanocontas.pdf951 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.