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dc.contributor.authorMendonça, Shirlei Virgínia Lima-
dc.date.accessioned2021-11-22T18:15:07Z-
dc.date.available2021-11-22T18:15:07Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/553-
dc.description.abstractA percepção estética, de cunho fenomenológico, parte principalmente do espectador, embora esteja presente também no ato criador, é no espectador que o fenômeno se realiza, essa abordagem filosófica também pode ser compreendida como um estudo da essência na existência. O presente estudo tem como objetivo identificar a relação entre a estética e a fenomenologia para compreender as percepções fenomenológicas que proporcionam o entendimento do movimento sobre a estética, a fenomenologia pode ser proficiente no auxílio de uma descrição detalhada possibilitando o retorno de uma reflexão crítica relativa a este campo fazendo correlações com a psicologia. O presente artigo desenvolveu-se em uma pesquisa bibliográfica utilizando-se dados de categorias teóricas já trabalhadas por outros pesquisadores e devidamente registrados e fundamentadas. Portanto vale considerar a fenomenologia como possibilidade para orientação nas investigações, e assim é possível concluir que através da abordagem fenomenológica que desperta o interesse pelo mundo das experiências que é desenvolvido pelas percepções e se apresenta como um panorama vasto de possibilidades. Por fim a percepção estética, diferente da percepção comum, propicia qualidades, novos sentidos e atmosferas, novas formas de ver, pensar ou sentir, para além do que está constituído, ela possibilita configurar novas formas de ser e estar no mundo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectPercepçõespt_BR
dc.titleEstética: percepções fenomenológicas generalizadaspt_BR
dc.orientadorFernandes, Fausto Rochapt_BR
dc.abstractThe aesthetic perception, of phenomenological nature, comes mainly from the spectator, although it is also present in the creative act, it is in the spectator that the phenomenon takes place, this philosophical approach can also be understood as a study of the essence of existence. The present study aims to identify the relationship between aesthetics and phenomenology to understand the phenomenological perceptions that provide the understanding of movement over aesthetics, phenomenology can be proficient in aiding a detailed description enabling the return of a critical reflection on this field making correlations with psychology. This article was developed in a bibliographical research using data from theoretical categories already worked by other researchers and duly registered and substantiated. Therefore, it is worth considering phenomenology as a possibility for guidance in investigations, and so it is possible to conclude that through the phenomenological approach that arouses interest in the world of experiences that is developed by perceptions and presents itself as a vast panorama of possibilities. Finally, aesthetic perception, different from common perception, provides qualities, new senses and atmospheres, new ways of seeing, thinking or feeling, in addition to what is constituted, it makes it possible to configure new ways of being and being in the world.pt_BR
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