Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/554
Título: | Educação infantil: Inteligência emocional, afetos e emoções e atuação de professores nas séries iniciais |
Autor(es): | Santos, Patrícia de Oliveira Melo |
Orientador: | Souza Junior, João Camilo de |
Palavras-chave: | Inteligência Emocional;Afetividade;Educação Infantil |
Data do documento: | 28-Jul-2021 |
Resumo: | A afetividade é uma dimensão essencial no complexo processo da inteligência e aprendizagem no âmbito infantil e educacional. O presente artigo visa analisar a inteligência emocional, a afetividade e as emoções no desenvolvimento de ensino, bem como a importância da atuação do professor principalmente nas séries iniciais. A pesquisa destaca que a inteligência emocional é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança, conectando-se, paralelamente, às experiências cognitivas e psicomotoras, sendo potencialmente uma ferramenta pedagógica enriquecedora na evolução integral da criança. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão de literatura com materiais de caráter científico, como artigos, livros e periódicos devidamente publicados e referenciados. Pôde-se perceber, a partir da pesquisa, que a dimensão da afetividade no processo ensino da educação infantil recebe influência da ação e atuação do professor como fator determinante, contribuindo tanto individual quanto coletivamente. Enfim, a partir dos achados, entende-se que o afeto é compreendido como elemento impulsionador da capacidade cognitiva, influencia diretamente no desenvolvimento integral da criança de forma a tornar esse processo mais prazeroso e significativo. |
Abstract: | Affection is an essential dimension in the complex process of intelligence and learning in children and education. This article aims to analyze emotional intelligence, affectivity and emotions in the development of teaching, as well as the importance of the teacher's role, especially in the early grades. The research highlights that emotional intelligence is a fundamental element for the child's development, connecting itself, in parallel, to the cognitive and psychomotor experiences, being potentially an enriching pedagogical tool in the child's integral evolution. The research was developed from a literature review with scientific materials, such as articles, books and journals duly published and referenced. It can be seen, from the research, that the dimension of affectivity in the teaching process of early childhood education is influenced by the teacher's action and performance as a determining factor, contributing both individually and collectively. Finally, based on the findings, it is understood that affection is understood as a driver of cognitive capacity, directly influencing the child's integral development in order to make this process more pleasurable and meaningful. |
URI: | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/554 |
Aparece nas coleções: | Psicologia - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacaoinfantil.pdf | 453.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.