Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/566
Título: Análise comparativa da Grade Curricular de Ciências Contábeis da Unifucamp em relação a outras Instituições da região e o perfil dos egressos para o mercado de trabalho
Autor(es): Oliveira, Ana Flávia de
Orientador: Costa, Simone Teles da Silva
Palavras-chave: Grades Curriculares;Disciplinas;Perfil
Data do documento: 7-Dez-2021
Resumo: Os avanços tecnológicos e a constante transformação que a sociedade atual vem enfrentando, faz com que o mercado de trabalho necessite cada vez mais de pessoas mais qualificadas, com isso, surgiram várias Instituições de Ensino Superior, ofertando cada vez mais cursos a nível superior e consequentemente formando mais profissionais a esse nível. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar as grades curriculares do curso de Ciências Contábeis da região do Triangulo Mineiro, e analisar como é o perfil desse profissional através da grade se ela é específica ou generalista. A metodologia foi feita através de pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. A análise das grades curriculares resultou que todas as instituições apresentam um alinhamento em relação aos conhecimentos que são proporcionados para seus egressos, pois podemos perceber que em todas elas aparecem as disciplinas que são sugeridas pela Resolução do Conselho Nacional da Educação e que além das disciplinas sugeridas, as grades curriculares também oferecem disciplinas que abrangem para outras áreas além da contabilidade, onde fica constatado que os alunos tendem a ter uma formação generalista.
Abstract: Technological advances and the constant transformation that today's society has been facing, makes the job market increasingly need more qualified people, with that, several Higher Education Institutions have emerged, offering more and more courses at higher level and consequently training more professionals at this level. Thus, this study aimed to analyze the curriculum of the accounting course in the Triangulo Mineiro region, and analyze how this professional is profiled through the grid, whether it is specific or generalist. The methodology was carried out through exploratory, descriptive and qualitative research. The analysis of the curricula resulted in all institutions showing an alignment in relation to the knowledge that is provided to their graduates, as we can see that in all of them there are subjects that are suggested by the Resolution of the National Council of Education and that in addition to the subjects suggested, the curricula also offer subjects that cover areas other than accounting, where it is evident that students tend to have a generalist education.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/566
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisecomparativada.pdf203.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.