Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/579
Título: A contribuição do psicólogo escolar na prevenção e no enfrentamento do Bullying
Autor(es): Ribeiro, Ananda Costa
Orientador: Fernandes, Andréa
Palavras-chave: Bullying;Papel do psicólogo;Psicologia escolar/educacional
Data do documento: 17-Dez-2021
Resumo: De fato, o bullying pode gerar grande estresse no ambiente escolar, podendo causar graves danos ao psiquismo dos envolvidos. Pensando nisso, este trabalho teve por objetivo principal investigar a importância e a necessidade da atuação do psicólogo escolar no enfrentamento e na prevenção do bullying nas escolas; bem como, compreender os principais fatores que podem ocasionar o bullying nesse ambiente e descrever as formas de atuação do psicólogo escolar em relação à problemática central. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada a partir de artigos, livros e revistas científicas. Sendo assim, os resultados demonstram as diversas implicações que esse tipo de violência pode causar nos envolvidos, deve-se também considerar a importância do papel do psicólogo escolar e a sua contribuição diante do problema apresentado. Estudos sugerem que, o profissional de Psicologia, nesse caso, pode iniciar sua atuação realizando um mapeamento da instituição, levando em consideração o espaço no qual a mesma está inserida, o tipo de demanda que atende e os diversos agentes envolvidos para que possa realizar as devidas intervenções. Através dos resultados obtidos, conclui-se que a atuação do psicólogo escolar é frequentemente considerada adequada no enfrentamento e na redução da prática do bullying e no impacto que ele pode causar nas instituições de ensino.
Abstract: In fact, bullying can generate great stress in the school environment, causing serious damage to the psyche of those involved. With this in mind, this study aimed to investigate the importance and need for the role of the school psychologist in confronting and preventing bullying in schools. As well as, understanding the main factors that can cause bullying in schools and describing the ways in which school psychologists act in relation to the central problem. This is a bibliographic research, with a qualitative approach, data collection was carried out from articles, books and scientific journals. Thus, the results demonstrate the various implications that this type of violence can cause to those involved, one must also consider the importance of the role of the school psychologist and his contribution to the problem presented. Studies suggest that, in this case, the Psychology professional can start their work by mapping the institution, taking into account the space in which it is inserted, the type of demand it meets and the various agents involved to carry out the appropriate interventions. Through the results obtained, it can be concluded that the role of the school psychologist is often considered adequate in confronting and reducing the practice of bullying and the impact it can have on educational institutions.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/579
Aparece nas coleções:Psicologia - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuicaodopsicologo.pdf274.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.