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Título: Marketing de relacionamentos: sua importância no ambiente organizacional
Autor(es): Pena, Maria Eduarda da Silva
Orientador: Costa, Simone Teles da Silva
Palavras-chave: Clientes;Expectativa;Produto
Data do documento: 10-Dez-2020
Resumo: O Marketing de relacionamentos tem como objetivo a fidelização de seu cliente de forma melhorar o seu relacionamento entre empresas, clientes e fornecedores, a partir disso criando melhores laços profissionais de forma a beneficiar todos os envolvidos. O objetivo deste estudo é identificar a importância das estratégias de marketing de relacionamento para a conquista e a fidelização de clientes. A metodologia utilizada no presente estudo foi por meio da pesquisa bibliográfica através de artigos, livros, monografias, textos científicos, com consultas em livros e sites da Internet, disponíveis nas diversas plataformas web. Quanto a abordagem foi utilizada a pesquisa qualitativa. A relação entre cliente e empresa é considerado uma estratégia de extrema importância para o mundo dos negócios, pois é necessário fazê-los sentirem-se parte da organização, gerando ganhos tanto para a mesma quanto para os clientes. Nota-se que segmentar os clientes, conhecê-los e personalizar o atendimento, prestar assessoria, oferecer produtos e serviços específicos e adequados a tal segmento, sem deixar de lado a qualidade e custo compatível ao valor agregado, gerenciar um banco de dados e mantê-lo atualizado e o bom engajamento com funcionários são considerados aspectos importantes no marketing de relacionamento.
Abstract: Relationship Marketing aims to build customer loyalty in order to improve the relationship between companies, customers and suppliers, thereby creating better professional ties in order to benefit everyone involved. The purpose of this study is to identify the importance of relationship marketing strategies for winning and retaining customers. The methodology used in this study was through bibliographic research through articles, books, monographs, scientific texts, with consultations on books and Internet sites, available on the various web platforms. Regarding the approach, qualitative research was used. The relationship between client and company is considered to be an extremely important strategy for the business world, as it is necessary to make them feel part of the organization, generating gains for both the organization and the customers. It should be noted that segmenting customers, getting to know them and personalizing their service, providing advice, offering specific products and services suitable for that segment, without neglecting quality and cost compatible with added value, managing a database and maintaining it updated and good engagement with employees are considered important aspects in relationship marketing.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/596
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