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dc.contributor.authorAnanias, Alessandra Ramos-
dc.date.accessioned2023-12-06T17:34:03Z-
dc.date.available2023-12-06T17:34:03Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/626-
dc.description.abstractA estatística de óbitos da Pandemia do Covid-19 revelam números alarmantes, porém não é capaz de descortinar os desdobramentos das mortes na sociedade, ocultam histórias de perdas de famílias inteiras e também de crianças que tornaram-se órfãs e desamparadas. O Brasil ocupa o segundo lugar globalmente em número de crianças órfãs em decorrência do vírus, ficando apenas atrás do México. Estima-se que o número chegue aos 130 mil, entre março de 2020 e abril de 2021, essa estatística leva em conta a morte do pai, mãe ou cuidador (em geral avós). Diante disto, as redes públicas e privadas de educação irão receber estes alunos, que estarão envoltos em questionamentos sobre suas perdas, com necessidades emocionais e intelectuais que necessitam de um olhar afetivo e pedagógico para serem superadas. O objetivo deste artigo foi levantar e apresentar o papel a ser desempenhado pela escola diante da necessidade de acolhimento e escuta as crianças que passaram pelo processo de perda durante a pandemia da Covid-19. A metodologia utilizada para estruturar este trabalho se baseou na Pesquisa Bibliográfica e na Pedagogia de Projetos. O referencial teórico da pesquisa bibliográfica constituiu o embasamento científico que possibilitou conhecer e elucidar a importância da temática do artigo. A pedagogia de projetos prioriza que a aprendizagem aconteça a partir da interação da criança com meio e seus pares, da manipulação de objetos e do contato com as diversas situações criadas de forma intencional. Para tanto construímos nesta pesquisa sugestões de projetospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLuto infantilpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titlePandemia de Covid-19 e luto: a educação, emoção e perdapt_BR
dc.orientadorLacerda, Suzele Sanypt_BR
dc.abstractThe statistic from deaths into the pandemic COVID-19 show numbers very staggering, but it isn’t capable to uncover the developments of deaths at the society, hide lost in all families histories and either kids that become orphaned and homeless. The Brazil is in the second place overall in numbers of orphaned kids because of the virus, just behind from Mexico. Regard that the number gets almost 130 thousand, between March 2020 and April 2020, this statistic counts the death from father, mother or caregiver (generally grandfathers or grandmothers). From this, the education public or privates networks will receive these students, that will be surrounded about their losses with emotional necessity and intellectual that need an emotional view and pedagogic to be overcome. The general goal from this article was raise and show the role to be performance by school before the necessity of host and listen the children that has pass from the process of lost during the COVID-19 pandemic. The methodology used to structure this work based in bibliographic research and pedagogical projects. Benchmark theoretical from bibliographic research establish the background scientific that allowed us to know and clarify the importance of the article theme. Based on pedagogical projects prioritize that the learning happens from kid interaction with the way and their peers, from manipulation of objects and contact with many situations created intentional. For this purpose we build in this research suggestions of class projects meant to the students from elementary school to argue the loss topical and the grief.pt_BR
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