Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/627
Título: | Gestão Escolar: práticas de organização na escola |
Autor(es): | Silva, Fernanda Aparecida da |
Orientador: | Paulino, Conceição Aparecida Alves |
Palavras-chave: | Gestão Escolar;Práticas de organização;Pedagogia de projetos |
Data do documento: | 4-Jul-2022 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar o papel do gestor escolar em tempos de pandemia com auxílio de projetos e oficinas para motivar os professores em suas práticas criativas no ensino remoto. Gestão, independentemente da área em que é empregada, há três preocupações primordiais: a eficiência, a eficácia e a efetividade. A pesquisa tem seu foco no trabalho do gestor em tempos de pandemia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de a sugestão de projetos na gestão. Como o gestor escolar auxilia sua equipe de trabalho em tempos de pandemia? Justifica-se o estudo ao momento vivido pelos profissionais de educação que foram instruídos a reorganizar suas aulas diante do momento da pandemia. Buscando formas de acompanhar seus professores e aluno através dos meios sociais. Para ser gestor, especialista de educação básica, ou professor é sempre necessário trabalhar em equipe, buscando uma melhoria para a educação. Foram analisadas a necessidade de uma gestão humanizada pautada em melhor desempenho, em que toda a comunidade escolar participe da gestão de forma democrática mesmo que seja de forma remota. Foram elaborados dois projetos: o primeiro projeto Gestão democrática e participação social relata o processo de construção e a tomada de decisão com participação da comunidade escolar. O segundo projeto Formação continuada para professores trabalha a autonomia do professor dentro de sala de aula. Assim, para ser gestor, especialista de educação básica, ou professor é sempre necessário trabalhar em equipe, buscando uma melhoria para a educação. |
Abstract: | The article aims to analyze the role of the school manager in times of a pandemic with the help of projects and workshops to motivate teachers in their creative practices in remote teaching. Management, regardless of the area in which it is employed, there are three main concerns: efficiency, effectiveness and effectiveness. The research focuses on the manager's work in times of a pandemic. The methodology used was the bibliographic research of the suggestion of projects in the management. How does the school manager help his work team in times of a pandemic? The study is justified at the moment experienced by education professionals who were instructed to reorganize their classes in the face of the pandemic. Looking for ways to accompany their teachers and students through social media. To be a manager, specialist in basic education, or a teacher, it is always necessary to work as a team, seeking to improve education. The need for a humanized management based on better performance was analyzed, in which the entire school community participates in the management in a democratic way, even if it is remotely. Two projects were developed: the first project Democratic management and social participation reports the construction process and decision-making with the participation of the school community. The second project Continuing training for teachers works on teacher autonomy within the classroom. Thus, to be a manager, a specialist in basic education, or a teacher, it is always necessary to work as a team, seeking to improve education. |
URI: | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/627 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gestaoescolarpraticas.pdf | 171.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.