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dc.contributor.authorMessias, Gabriela Rocha-
dc.date.accessioned2023-12-06T17:50:02Z-
dc.date.available2023-12-06T17:50:02Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/628-
dc.description.abstractO ensino de história nas escolas, em relação à cultura africana no Brasil sempre foi relacionada à escravidão, assim, a Lei 10.639/03 vem quebrar essas barreiras, com novas diretrizes sobre o ensino de história afro-brasileira, visando sua importância para a formação da sociedade brasileira e sua cultura. Este artigo teve como objetivo geral apresentar e analisar a situação do ensino aprendizagem em relação a História Afro-brasileira nos anos iniciais e apresentar sugestões de aulas baseadas na temática da História e cultura Afro. Trabalhar as temáticas da história e cultura afro nas escolas em todos os níveis de ensino auxilia na construção dessa sociedade, desde que se tenha a percepção que a sociedade brasileira não é igualitária e nem justa e que essa realidade precisa ser modificada. As lutas e conquistas dos afrodescendentes devem ser valorizadas e a criança afro necessita conhecer sua história para ter orgulho de ser negro, da cor da sua pele, do seu cabelo e da sua herança cultural. O artigo fundamentou-se em duas metodologias de pesquisa: pesquisa bibliográfica e pedagogia de projetos. A pesquisa bibliográfica é a parte teórica de levantamentos, leitura e síntese sobre o tema por meio de artigos e livros impressos ou online.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherHISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: CONQUISTAS E BARREIRASpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.titleHistória e cultura Afro-brasileira e a educação nos anos iniciais: conquistas e barreirapt_BR
dc.orientadorAlves, Suzele Sany Lacerdapt_BR
dc.abstractThe teaching of history in schools, teaching of history in schools, has always been related to slavery, so Law 10.639/03 breaks these barriers, with new guidelines on the teaching of AfroBrazilian history, aiming at its importance for the formation of Brazilian society and its culture. society as a theme of Afro history and culture in schools at all levels of auxiliary teaching work in society, as long as there is a perception that a society is neither egalitarian nor fair and that this reality is changed. The struggles and achievements of Afro-descendants must be valued and the Afro child needs to know their history to be proud of being black, the color of their skin, their hair and their cultural heritage.pt_BR
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