Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/628
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Messias, Gabriela Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T17:50:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-06T17:50:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/628 | - |
dc.description.abstract | O ensino de história nas escolas, em relação à cultura africana no Brasil sempre foi relacionada à escravidão, assim, a Lei 10.639/03 vem quebrar essas barreiras, com novas diretrizes sobre o ensino de história afro-brasileira, visando sua importância para a formação da sociedade brasileira e sua cultura. Este artigo teve como objetivo geral apresentar e analisar a situação do ensino aprendizagem em relação a História Afro-brasileira nos anos iniciais e apresentar sugestões de aulas baseadas na temática da História e cultura Afro. Trabalhar as temáticas da história e cultura afro nas escolas em todos os níveis de ensino auxilia na construção dessa sociedade, desde que se tenha a percepção que a sociedade brasileira não é igualitária e nem justa e que essa realidade precisa ser modificada. As lutas e conquistas dos afrodescendentes devem ser valorizadas e a criança afro necessita conhecer sua história para ter orgulho de ser negro, da cor da sua pele, do seu cabelo e da sua herança cultural. O artigo fundamentou-se em duas metodologias de pesquisa: pesquisa bibliográfica e pedagogia de projetos. A pesquisa bibliográfica é a parte teórica de levantamentos, leitura e síntese sobre o tema por meio de artigos e livros impressos ou online. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: CONQUISTAS E BARREIRAS | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | História e cultura Afro-brasileira e a educação nos anos iniciais: conquistas e barreira | pt_BR |
dc.orientador | Alves, Suzele Sany Lacerda | pt_BR |
dc.abstract | The teaching of history in schools, teaching of history in schools, has always been related to slavery, so Law 10.639/03 breaks these barriers, with new guidelines on the teaching of AfroBrazilian history, aiming at its importance for the formation of Brazilian society and its culture. society as a theme of Afro history and culture in schools at all levels of auxiliary teaching work in society, as long as there is a perception that a society is neither egalitarian nor fair and that this reality is changed. The struggles and achievements of Afro-descendants must be valued and the Afro child needs to know their history to be proud of being black, the color of their skin, their hair and their cultural heritage. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Historiaecultura.pdf | 490.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.