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Título: Consumismo, mídia e infância: um olhar pedagógico
Autor(es): Brito, Maria Fernanda da Silva
Orientador: Alves, Suzele Sany Lacerda
Palavras-chave: Publicidade Infantil;Consumismo;Mídia
Data do documento: 4-Jul-2022
Resumo: A preocupação com a relação consumismo e internet se avivou na esteira da Pandemia do COVID-19. A publicidade na internet é a principal ferramenta para persuadir as crianças no mercado atual. Devemos apontar que a publicidade na internet, com toda a sua força e abrangência, é um dos fatores que contribuem para o consumismo infantil. A relação consumismo e as crianças é algo ainda mais preocupante, pois a publicidade e a mídia em conjunto, tem grande influência no consumo de produtos, comportamentos, valores e até mesmo em estilos de vida. Pensar na publicidade dirigida para as crianças é se perguntar: Elas teriam capacidade de assimilar as informações e fazer escolhas racionais? Diante disso, é essencial questionar quais são os efeitos dessa condição na formação do indivíduo e no consumo de bens materiais pelas crianças e adolescentes. Na internet as publicidades mais utilizadas são chamadas de Merchandising. Este artigo tem como objetivo apresentar a temática do consumismo e publicidade infantil mostrando a necessidade de discutir com os alunos a utilização correta desse meio. As metodologias utilizadas foram pesquisa bibliográfica, para a construção da parte teórica do artigo e a pedagogia de projetos para embasar as ações das sugestões de projetos de aulas apresentados. A maioria dessas publicidades oferecem produtos totalmente inúteis e que não contribuem para o desenvolvimento e a criatividade das crianças. Desta forma, vemos o quanto é essencial que a escola, em conjunto com a família, explore e discuta sobre este assunto.
Abstract: The worried with consumerism and enthernet enlivens in the middle of COVID-19 pandemic. The publicity on the enthernet it’s the principal device to persuade the kids at the current market place. We should point that some publicity on the ethernet, with all strenght and coverage, it’s one of the factores that contribute to the infant consumerism. The relation of the consumer and the kids are something very worried, because the publicity and the media are jointly there are big influence on the consume of products, behavior, values even in the life. Style, thinking about the publicity adressed to the kids is question for yourself: Would they have the capacity to assimilate the informations and do things rational? Thereof, it is essencial to ask which are the results in those conditions to formation in the person and the consume of material assets ahead the kids and teenagers. On the ethernet the publicities more used are called as Merchandising.This article has as objective show the topic of consumerism and child publicity showing up the necessity to discuss with the students the correct way to use those resources. The methodologies used were bibliographic research to the build theoretical part of the article and the projects pedagogy to substantiate the actions of suggestions of class projects introduced. The most of them publicities offers items useless and doesn’t add anything for the development and creativity of the children, This way, we see how essential that the school together with the family, explore and dicuss about this subject.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/631
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