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http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/639
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Glaeser, Alexandre Flud | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T19:25:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-11T19:25:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/639 | - |
dc.description.abstract | No Brasil, país cuja sociedade é constituída em sua maioria pela miscigenação entre o índio, o negro e o branco europeu, o racismo estrutural e o racismo de cor compõem uma estrutura de preconceito e ódio que causa adoecimento e sofrimento psíquico. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo dialogar com autores e metodologias que debatem educação, desenvolvimento intelectual, racismo de cor e sofrimento psíquico, objetivando a formação do pensamento crítico acerca da possibilidade terapêutica do modelo de educação pautado nos princípios de Paulo Freire como metodologia de prevenção ao adoecimento psíquico decorrente do preconceito. Para isso será utilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica. Os resultados almejados pelo presente trabalho acadêmico pautam-se na estimulação e construção do pensamento crítico em relação à possibilidade de redução do índice de adoecimento e sofrimento psíquico na população negra e na sociedade adoecida pelo racismo de cor. A partir da introdução ao tema a discussão se pautará em relação à necessidade de mudança do paradigma da branquitude a partir da mudança sociocultural promovida pela Escola de viés freiriana. A Escola crítica e dialética freiriana como ferramenta essencial para a construção de uma cultura antirracista e plural, já a partir das idades iniciais, e, consequentemente, tratar preventivamente o adoecimento psíquico decorrente do racismo de cor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Racismo de cor | pt_BR |
dc.subject | Adoecimento psíquico | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | A escola crítica e dialética, de viés Freiriano, como proposta terapêutica de enfrentamento preventivo ao sofrimento psíquico decorrente da cultura do racismo de cor | pt_BR |
dc.orientador | Souza Junior, João Camilo de | pt_BR |
dc.abstract | In Brazil, a country whose society is mostly constituted by miscegenation between Indians, blacks and white Europeans, structural racism and racism of color make up a structure of prejudice and hatred that causes illness and psychological suffering. This Course Completion Work (TCC) aims to dialogue with authors and methodologies that debate education, intellectual development, racism of color and psychic suffering, aiming at the formation of critical thinking about the therapeutic possibility of the education model based on the principles of Paulo Freire as a methodology for preventing psychic illness resulting from prejudice. For this, bibliographical research will be used as a methodology. The results sought by this academic work are based on the stimulation and construction of critical thinking in relation to the possibility of reducing the rate of illness and psychic suffering in the black population and in society sickened by racism of color. From the introduction to the topic, the discussion will be based on the need to change the paradigm of whiteness based on the sociocultural change promoted by the Freirean School. The Freirean critical and dialectic school as an essential tool for building an anti-racist and plural culture, starting from the early ages, and, consequently, preventively treating psychic illness resulting from racism of color. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Psicologia - TCC |
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