Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/657
Título: O psicólogo no processo da construção da identidade de gênero na adolescência
Autor(es): Lima, Lina Márcia Abadia
Orientador: Rosa, Renata Cristina Martins
Palavras-chave: Adolescência;Identidade de gênero.;Psicologia
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: Introdução: O processo de construção da identidade de gênero é crucial para o desenvolvimento do indivíduo. Porém, o termo “identidade” é muitas vezes mal compreendido, levando a conceitos errôneos sobre o gênero e o seu significado. Objetivo: sendo assim presente artigo teve por objetivo geral investigar como o psicólogo pode contribuir na construção da identidade de gênero, buscando compreender todo o processo que se dá fase da adolescência. Metodologia: o método utilizado para este estudo foi a abordagem qualitativa típica da pesquisa bibliográfica, a qual foi consultado bases de dados Google Acadêmico com recorte temporal específico de cinco ano (2019-2023), porém, tornou-se pertinente a inclusão de alguns artigos científicos fora deste recorte temporal. Resultado: a literatura mostra que deve ser evidenciado o papel do psicólogo durante o processo de descoberta, a tomada de consciência do que se trata a identidade de gênero e como isto pode impactar suas decisões, além de auxiliar no enfrentamento da discriminação social apontando o valor da psicoterapia, bem como amparar o indivíduo em questões de aceitação, autodescoberta e autoestima. Conclusão: A adolescência é um período complexo de autodescoberta para os adolescentes, no qual eles exploram e definem sua própria identidade de gênero e consequentemente a disforia de gênero é uma realidade para muitos adolescentes que não se identificam com seu gênero de nascimento. Deste modo, o psicólogo desempenha um papel crucial no fornecimento de apoio emocional, orientação e um espaço seguro para que os adolescentes explorem sua identidade de gênero.
Abstract: Introduction: The process of constructing gender identity is crucial for the individual's development. However, the term “identity” is often misunderstood, leading to misconceptions about gender and its meaning. Objective: therefore, the general objective of this article was to investigate how psychologists can contribute to the construction of gender identity, seeking to understand the entire process that takes place during adolescence. Methodology: the method used for this study was the qualitative approach typical of bibliographic research, which was consulted Google Scholar databases with a specific time frame of five years (2019-2023), however, the inclusion of some articles became relevant scientific forums of this time frame. Result: the literature shows that the role of the psychologist must be highlighted during the discovery process, becoming aware of what gender identity is and how this can impact their decisions, in addition to helping to combat social discrimination by directing the value of psychotherapy, as well as supporting the individual in issues of accessibility, self-discovery and self-esteem. Conclusion: Adolescence is a complex period of self-discovery for adolescents, in which they explore and define their own gender identity and consequently gender dysphoria is a reality for many adolescents who do not identify with their birth gender. In this way, the psychologist plays a crucial role in providing emotional support, guidance and a safe space for adolescents to explore their gender identity.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/657
Aparece nas coleções:Psicologia - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Psicologianaconstrucao.pdf636.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.