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Título: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e a medicação infantil
Autor(es): Reis, Nayara Guedes
Orientador: Penna, Katia de Medeiros
Palavras-chave: Infantil;Medicalização;TDAH.
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (APA, 2013), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta cerca de 5% das crianças em todo o mundo. Caracterizado por sintomas como desa tenção, hiperatividade e impulsividade, interferindo no funcionamento e no desenvolvimento da criança e acarreta prejuízos no seu desempenho cognitivo, emocional, social, na família e na escola. Desse modo, o desenvolvimento desse artigo tem objetivo geral deste trabalho é investigar a relação entre o TDAH e a medicalização infantil, a partir de uma abordagem crítica e reflexiva das práticas de tratamento. A pesquisa foi realizada através de bibliográfica e descritiva de natureza básica e de abordagem qualitativa. Foram utilizados artigos em meio digital, constantes nas bases SciELO, Capes e Google Scholar, em um recorte temporal limitado aos anos de 2015 a 2023. As palavras chave: Medicalização; Infantil; TDAH. Destacou se a busca pela definição do TDAH e compreensão do conceito de medicalização, ademais, descreveu se a evolução do conceito do transtorno, as implicações da medicalização na aprendizagem, os fatores socioculturais e alternativas terapêuticas não medicamentosas relacionados ao tema. A conclusão a ser extraída desse conjunto de reflexões é a importância de uma abordagem mais ampla e crítica no tratamento do TDAH. Além de reconhecer a complexidade desse transtorno, é cru cial questionar as práticas medicalizantes que podem levar ao uso excessivo de medicamentos .
Abstract: According to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (APA, 2013), Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurobiological condition that affects approximately 5% of children worldwide. Characterized by symptoms such as inatte ntion, hyperactivity and impulsivity, interfering with the child's functioning and development and causing damage to their cognitive, emotional, social performance, in the family and at school. Thus, the development of this article has the genera l objective of this work is to investigate the relationship between ADHD and child medicalization, based on a critical and reflective approach to treatment practices. The research will be carried out through bibliographic and descriptive studies of a basic nature. and qualitative approach. Digital articles were used, contained in the SciELO, Capes and Google Scholar databases, in a time frame limited to the years 2015 to 2023. The keywords: Medicalization; Children's; ADHD. The search for the definition of ADHD and understanding of the concept of medicalization was highlighted, in addition, the evolution of the concept of the disorder, the implications of medicalization on learning, sociocultural factors and non drug therapeutic alternatives related to the t opic were described. The conclusion to be drawn from this set of reflections is the importance of a broader and more critical approach to the treatment of ADHD. In addition to recognizing the complexity of this disorder, it is crucial to question medicaliz ing practices that can lead to excessive medication use.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/663
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