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dc.contributor.authorMoreira, Lara Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-04-03T18:22:06Z-
dc.date.available2024-04-03T18:22:06Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/688-
dc.description.abstractA psicologia é uma ciência que baseia a estruturação de sua prática a partir dos acontecimentos socio-histórico-culturais, assim, o estudo das relações raciais se fazem importantes nessa formação. O presente estudo teve como objetivo verificar se há debates dentro de sala de aula sobre essa temática no curso de Psicologia em diversas universidades federais e particulares distribuídas pelo Brasil, bem como se existe relação com um perfil específico de estudante. Além disso, teve como objetivo específico descrever como atualmente é estruturado o saber e a práxis da psicologia a partir das relações raciais no Brasil, entendendo por quem e para quem foi produzida e por fim, compreender a manifestação da Asili sociocultural brasileira na graduação de psicologia. O método de pesquisa quanti-quali contemplou a priori um levantamento do perfil de estudantes universitários por meio de questionário estilo Survey, e posteriormente aplicou-se perguntas específicas em relação ao status no curso e o contato com a discussão das questões raciais. Assim, foi aplicado a análise de discurso nos dados coletados, evidenciando subgrupos que se destacaram e apresentaram maior frequência em determinadas perguntas. Os resultados mostraram que o curso de Psicologia é majoritariamente branco e feminino, evidenciando a desigualdade racial e reafirmando os conteúdos expostos nos materiais bibliográficos de base levantados. Ademais, o contato com as discussões raciais no curso de psicologia é minimamente positivo, mas ainda insatisfatório, incluindo a frequência rasa de autores negros como referência. Confirmou-se que a discussão racial possui uma diversidade de estudantes e que sua existência não necessariamente se correlaciona com um perfil específico. A prática da Psicologia ainda é atravessada pelo racismo e a negligência na abordagem dessa temática está diretamente ligada à Asili brasileira que ainda não superou os traumas que a escravidão proporcionou.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUniversitáriopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.titleA Asili da Formação em Psicologia: perspectivas de estudantes universitários sobre a discussão racialpt_BR
dc.orientadorFernandes, Andréa Aparecidapt_BR
Aparece nas coleções:Psicologia - TCC

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