Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/104
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Trajano, Nandiele Crisley Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T14:27:52Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23T14:27:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/104 | - |
dc.description.abstract | As mudanças trazidas pelas sociedades contemporâneas modificaram a forma de pensar o mundo, portanto, faz-se importante que professores conheçam e pesquisem as práticas modernas geradas pela globalização com objetivo de alinhar o trabalho pedagógico às necessidades educacionais do aluno. Um dos reflexos da globalização, é o consumismo que toma conta das ações das pessoas e isso começa muito cedo, ainda na infância. Mudanças ocorreram ao longo da história nas relações familiares e podemos notar que atualmente os filhos deixaram de ser a prioridade dos pais, pois a incessante busca pelo sucesso profissional faz com que haja uma discrepância de atenção que não raras vezes é compensada com aquisição de bens e serviços, o que leva a criança desde cedo a acreditar que consumindo tem sua afetividade contemplada. O objetivo desse artigo foi sugerir projetos pedagógicos para combater o consumismo infantil e ao mesmo tempo tratar sobre educação financeira, integrando pais, filhos e comunidade em uma relação educativa, que esclareça sobre consumismo infantil e educação financeira em um processo de incentivo a economia e consumo sustentável. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pedagogia de projetos. A educação pode ser vista como a possibilidade para enfrentar essa nova estruturação de sociedade e dar continuidade ao processo de desenvolvimento do sujeito de modo integral em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social; por meio de práticas educativas ambientalmente sustentáveis que apontem para propostas pedagógicas centradas na criticidade dos sujeitos, com vistas à mudança de comportamento e atitudes, ao desenvolvimento da organização social e da participação coletiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Consumismo infantil | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | O Combate ao consumismo infantil e a escola enquanto espaço de educação para a sustentabilidade | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Combateconsumismoinfantil.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.