Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/108
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pena, Bruna de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-23T16:34:18Z | - |
dc.date.available | 2018-07-23T16:34:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/108 | - |
dc.description.abstract | Mesmo no século XXI a segregação da identidade negra ainda é uma realidade nas escolas brasileiras. Na tentativa de promover a discussão e minimizar o problema, foi aprovada a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que tratam do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas em geral. No entanto, mesmo havendo um impositivo legal para isso o problema ainda persiste. O objetivo desse texto foi o de propor projetos para que a escola, no nível da Educação Infantil, desenvolva assuntos e atividades sobre a identidade negra e a igualdade racial, juntamente com os alunos e a comunidade. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e foram propostos dois projetos de ação para serem desenvolvidos na escola, na perspectiva da pedagogia de projetos. O primeiro projeto propõe trabalhar histórias para que as crianças negras abandonem a postura de inferioridade às demais; por verem que muitas vezes não são aceitas pelos seus cabelos (às vezes crespo, enrolado), sua pele e sua cultura, e que não se sintam excluídas estando juntas com as outras crianças. Já o segundo, tem como objetivo entender que a cultura negra é importante, especificamente a música que nasceu nos tambores nos navios negreiros. Assim, trabalhar a musicalidade com as crianças através da confecção de tambores e outros instrumentos musicais. Podemos considerar que o preconceito racial, apesar de muito discutido em sala de aula e pela sociedade ainda não deixou de ser um problema. A escola precisa levar a criança a entender que não é a cor da pele que a torna melhor ou pior que a outra, mas sim o valor que cada uma possui dentro de si mesma. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Projetos | pt_BR |
dc.title | A identidade negra no âmbito da educação infantil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Identidadenegraambito.pdf | 224.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.