Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Céssia Bianca Brito-
dc.date.accessioned2018-07-23T16:37:57Z-
dc.date.available2018-07-23T16:37:57Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/109-
dc.description.abstractA Educação Financeira é um tema pouco discutido e estudado no Brasil. Constatamos, a partir de nossa busca, que existe uma carência de trabalhos que tenham por objetivo analisar propostas tratando essa temática. A dificuldade que tivemos é confirmada por alguns pesquisadores que apontam para a existência de uma lacuna nos currículos nacionais. A Educação Financeira nas escolas também não substitui o papel que deve ser desempenhado pela família, mas precisa ser ensinada na escola. O objetivo foi sugerir dois projetos pedagógicos a serem desenvolvidos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com vistas a contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente, além de propor reflexões sobre o consumo de produtos. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica para a parte teórica e a pedagogia de projetos para a construção das sugestões de atividades. Percebemos que, além de discutir as tomadas de decisões financeiras este tipo de educação proporciona conexões com temas, como ética, questões ambientais e sociais, desperdício e sustentabilidade. Dessa forma, podemos contribuir com a formação de um indivíduo mais reflexivo e que tende a ter uma relação mais ponderada com o dinheiro. Neste trabalho, sinalizamos a possibilidade de abordar a Educação Financeira como tema transversal, além de ser abordado interno ao currículo de Matemática no Ensino Fundamental. Diante desta perspectiva, é necessário analisar a possibilidade de ampliar o tratamento da temática e por isso foram propostos dois projetos pedagógicos associados a diversos blocos de conteúdos e não apenas quando se estuda Matemática Financeira de forma isolada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleEducação financeira nos anos iniciais do ensino fundamental: Para além do conteúdo de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacaofinanceiraanos.pdf342.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.