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dc.contributor.authorMüller, Ricardo Aparecido-
dc.date.accessioned2018-08-08T22:46:40Z-
dc.date.available2018-08-08T22:46:40Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/238-
dc.description.abstractA dislexia é um transtorno genético e hereditário e está presente em, aproximadamente, 10% da população mundial, podendo também ser causado pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação. Caracteriza pela dificuldade do indivíduo de decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora; e pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras/palavras ao escrever. As consequências para o indivíduo são, sobretudo, sociais, porque viver na sociedade sem dominar a leitura é como portar um tipo de cegueira, que impede as mais simples atividades. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiências sobre os efeitos da dislexia na vida de um jovem universitário. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, em seguida, o estudo de caso. Os resultados mostram que o desconhecimento da dislexia pela equipe pedagógica da escola pode abalar de maneira extremamente negativa a autoestima e o desempenho do aluno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleA dislexia e suas consequências na vida de um aluno: um relato de experiênciapt_BR
dc.orientadorCosta, Sandra Dinizpt_BR
dc.abstractLa dislexia es un trastorno genético y hereditario y está presente en aproximadamente el 10% de la población mundial. También se puede deber a la producción exacerbada de testosterona por la madre durante la gestación. Se caracteriza por la dificultad del individuo de decodificar símbolos, leer, escribir, deletrear, comprender un texto, reconocer fonemas, ejercer tareas relacionadas a la coordinación motora; y el hábito de cambiar, invertir, omitir o añadir letras y palabras al escribir. Las consecuencias para el individuo son, sobre todo, sociales, porque vivir en la sociedad sin dominar la lectura es como portar un tipo de ceguera, que impide las más simples actividades. Así, el objetivo de este artículo es presentar un relato de experiencias sobre los efectos de la dislexia en la vida de un joven universitario. Inicialmente, se realizó una investigación bibliográfica y, a continuación, el estudio de caso. Los resultados muestran que el desconocimiento de la dislexia por el equipo pedagógico de la escuela puede sacudir de manera extremadamente negativa la autoestima y el desempeño del alumno.pt_BR
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