Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Jheneffer Paula de | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-02T16:25:45Z | - |
dc.date.available | 2020-04-02T16:25:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/478 | - |
dc.description.abstract | Trabalhar com o cinema na sala de aula e, em especial na Língua Portuguesa, pode auxiliar os alunos a compreender melhor conteúdos e possibilitar uma aprendizagem significativa que envolva criatividade, autonomia e construção de conhecimento. O cinema, enquanto linguagem, pode ser um rico recurso metodológico para o ensino de diversas disciplinas e conteúdos. No caso dessa pesquisa, vamos percebê-lo nas suas possíveis interfaces com o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo desse artigo foi analisar a relação cinema e aprendizagem de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, sugerindo um projeto de aula que envolva o cinema. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a pedagogia de projetos. Utilizar diferentes gêneros textuais dentro da disciplina de Língua Portuguesa e a interdisciplinaridade proporciona ao discente a oportunidade de mediar conhecimentos mais concretos, criativos, lúdicos e empreendedores com seu aluno, dando a ele oportunidades, espaços e tempos para favorecer a discussão de vários temas e que levam o aluno a contribuir com suas opiniões, saberes e críticas. Assim o cinema, enquanto recurso metodológico e gênero textual, pode alavancar os conhecimentos práticos dos alunos e contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências que lhes permitiram se tornar cidadãos críticos, conscientes e criativos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Recursos metodológicos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Cinema e língua portuguesa na construção de uma aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.orientador | Davi,Tania Nunes | pt_BR |
dc.abstract | Working with cinema in the classroom, and especially in the Portuguese language, can help students better understand content and enable meaningful learning that involves creativity, autonomy and knowledge building. Cinema, as a language, can be a rich methodological resource for the teaching of various disciplines and contents. In the case of this research, we will notice it in its possible interfaces with the teaching of Portuguese Language in the final years of elementary school. The aim of this paper was to analyze the relationship between cinema and Portuguese language learning in the final years of elementary school, suggesting a class project involving cinema. The methodologies used were bibliographic research and project pedagogy. Using different textual genres within the Portuguese Language disciplineand interdisciplinarity provides students with the opportunity to mediate more concrete, creative, playful and entrepreneurial knowledge with their students, giving them opportunities, spaces and times to favor the discussion of various topics and that lead the student to contribute their opinions, knowledge and criticism. Thus cinema, as a methodological resource and textual genre, can leverage students' practical knowledge and contribute to the development of skills and competencies that have enabled them to become critical, conscious and creative citizens. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cinemalinguaportuguesa.pdf | 285.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.