Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Aline Aparecida Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-03T17:45:02Z | - |
dc.date.available | 2020-04-03T17:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/481 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo o objetivo principal foi analisar a Literatura de Cordel, gênero textual naturalístico, por meio de um olhar interdisciplinar, buscando produzir um trabalho acadêmico que vislumbrasse as questões atinentes ao contexto da produção textual por meio da leitura e interpretação de cordéis, com fomento de instigar leituras de gêneros textuais naturalísticos, tendo em vista o cordel ser uma produção textual que privilegia a linguagem popular e conta com características muito peculiares, tanto na sua escrita como na sonoridade das palavras, no modo como são apresentados ao leitor e de seu ritmo. Além disso, o professor, ao trabalhar as competências educacionais no eixo da Língua Portuguesa, com alunos do 7º ano, utilizando os cordéis, consegue instrumentalizar sua intervenção pedagógica, de modo a articular o saber escolar ao conhecimento da cultura do povo nordestino, apreciando, mais proximamente, esta espécie de literatura levando os alunos a reconhecer a origem e importância desta produção textual. A metodologia de pesquisa utilizada foi de revisão bibliográfica e o método foi indutivo e descritivo partindo de hipóteses. Em conclusão ficou demonstrado que a Literatura de Cordel pode ser um recurso metodológico instigante para se trabalhar os aspectos da Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Literatura de Cordel | pt_BR |
dc.subject | Naturalístico | pt_BR |
dc.title | Literatura de cordel: Gênero textual naturalístico para o ensino da língua portuguesa no 7º ano | pt_BR |
dc.orientador | Diniz, Kênia Mendonça | pt_BR |
dc.abstract | In this article the main objective was analyze the Cordel Literature, naturalistic textual genre, through an interdisciplinary look, seeking to produce an academic work that could glimpse the issues related to the context of textual production through reading and interpretation of chords, with encouragement. of instigating readings of naturalistic textual genres, given that the string is a textual production that privileges popular language and has very peculiar characteristics, both in its writing and in the sound of words, in the way they are presented to the reader and their rhythm. In addition, the teacher, working with the educational skills in the Portuguese language axis, with 7th grade students, using the twine, can instrumentalize their pedagogical intervention, so as to articulate the school knowledge to the knowledge of the northeastern people's culture, appreciating, more closely, this kind of literature leading students to recognize the origin and importance of this textual production. The research methodology used was literature review and the method was inductive and descriptive based on hypotheses. In conclusion it was shown that Cordel Literature can be an exciting methodological resource for working on the aspects of Portuguese Language | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Literaturacordelgenero.pdf | 286.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.