Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/482
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Katia Teodorak da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-03T17:47:02Z | - |
dc.date.available | 2020-04-03T17:47:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/482 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo foi apresentar como a literatura de cordel pode ser estimulada em sala de aula no Ensino Fundamental II, ao se trabalhar os aspectos socioculturais e linguísticos da Língua Portuguesa, para interpretação, leitura e elaboração de textos assim como no intuito de apreciar outros modos de expressão regional do país. Como o cordel é oriundo da região nordeste, ao aplicá-lo como recurso metodológico para o ensino da Língua Portuguesa, o docente cria um ambiente multidisciplinar em que o aluno tem a oportunidade de ter contato com produções literárias da região nordestina a qual preza pela linguagem popular e tem característica muito singular se tornando um meio interessante de levar os alunos ao conhecimento de outras literaturas e do ambiente sociocultural do Nordeste. Sendo assim, por meio da aplicação da literatura de cordel em sala de aula para o ensino da Língua Portuguesa, o professor promove habilidades e competências aos alunos que se frutificarão em sociedade. No sentido de levar à essa provocação o professor pode explorar o cordel ao máximo mostrando sua configuração estética, suas rimas, os aspectos da oralidade e de suas temáticas. Com o fito de ilustração, neste trabalho foram trazidos dois textos de Arievaldo Viana e uma imagem dos livretos de cordéis. A metodologia de pesquisa escolhida para a elaboração deste artigo foi de coleta de dados de cunho hipotético-dedutivo e análise de produção textual. Ao final de sua elaboração foi possível verificar a riqueza de conhecimento que a literatura de cordel pode proporcionar tanto a nível de formação escolar como pessoal e humano no reconhecimento de que as expressões linguísticas são vastas e não se resume a apenas uma. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Literatura de Cordel | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguístico-cultural | pt_BR |
dc.title | Literatura de cordel: Aspectos sociolinguístico-culturais da língua portuguesa no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.orientador | Diniz, Kênia Mendonça | pt_BR |
dc.abstract | The aim of this article was to present how cordel literature can be stimulated in the classroom in Elementary School II, by working on the socio-cultural and linguistic aspects of Portuguese, for interpretation, reading and writing of texts as well as in order to appreciate others. modes of regional expression of the country. As the cord comes from the northeast region, by applying it as a methodological resource for the teaching of the Portuguese language, the teacher creates a multidisciplinary environment in which the student has the opportunity to have contact with literary productions of the northeastern region, which values the language. It is very popular and has a very unique feature, making it an interesting way to bring students to the knowledge of other literature and the socio-cultural environment of the Northeast. Thus, through the application of cordel literature in the classroom for the teachingof the Portuguese language, the teacher promotes skills and competences to students who will be fruitful in society. In order to lead to this provocation the teacher can explore the string to the fullest by showing its aesthetic configuration, its rhymes, the aspects of orality and its themes. With the purpose of illustration, in this work were brought two texts by Arievaldo Viana and an image of the booklets of twine. The research methodology chosen for the elaboration of this article was of hypothetical-deductive data collection and textual production analysis. At the end of its elaboration it was possible to verify the richness of knowledge that the literature of cordel can provide in the level of school education as well as personal and human in the recognition that the linguistic expressions are vast and not just one. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Literaturacordelaspectos.pdf | 184.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.