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dc.contributor.authorRamos, Betânia Fernandes-
dc.date.accessioned2023-08-30T16:13:04Z-
dc.date.available2023-08-30T16:13:04Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/601-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada com o objetivo de valorizar a leitura de textos literários para estudantes do ensino fundamental, focando no sexto ano, e aborda os vários aspectos de como realizar a leitura literária em sala de aula. Enfatizamos que o professor é o guia de todo esse processo no decorrer da vida escolar dos estudantes e que o acesso à literatura é, como dizia Cândido (1995) um direito que deve ser assegurado para todos os cidadãos. Para desenvolvermos nosso trabalho, utilizamos como aporte teórico, Alves (2021), Candido (1995), Kramer e Jobim (1996), Lajolo (2004), Paulino (2017), Brasil (1998), Soares (2004), Zilberman (1994). Nossa metodologia utilizou a revisão bibliográfica e a pedagogia de projetos, por meio de uma sugestão didática baseada em Cosson (2006). Em nossa proposta, abordamos a leitura literária a partir da obra “O último broto”, de Rogério Gomes. Trata-se de uma narrativa visual, relacionada ao meio ambiente. Nesse viés, contamos com o apoio de Guimarães (2005), trazendo considerações acerca da importância de se trabalhar as questões ambientais em sala de aula. Salientamos que a leitura não deve ser um fardo ou uma imposição, não existe uma receita para que os professores possam seguir, é necessário conhecer os discentes, suas realidades, seus gostos e, a partir de então, trabalhar com metodologias que os atendam. A partir disso, compete ao docente buscar temas que possam ser atrelados às vivências estudantis, que possam ser discutidos com suas comunidades, que realmente acrescentem à vida dos alunos como cidadãos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectDireito à literaturapt_BR
dc.titleMuito além das palavras: a leitura literária dentro e fora dos muros escolarespt_BR
dc.orientadorAlves, Deyse Souzapt_BR
dc.abstractThis research was conducted with the purpose of valuing the reading of literary texts for elementary school students, focusing on the sixth year, and addresses the various aspects of how to implement literary reading in the classroom. It is important to emphasize that the teacher is the guide of this entire process throughout the students' school life, and that access to literature is, according to Cândido (1995), a right that must be ensured for all citizens. In order to develop our work, we used as theoretical support, Alves (2021), Candido (1995), Kramer and Jobim (1996), Lajolo (2004), Paulino (2017), Brazil (1998), Soares (2004), Zilberman (1994 ). Our methodology used literature review and project pedagogy, through a didactic suggestion based on Cosson (2006). In our proposal, we approach the literary reading of the work “O último broto”, by Rogério Gomes. It is a visual narrative, related to the environment. In this perspective, we have the support of Guimarães (2005), bringing considerations about the importance of working with environmental issues in the classroom. We emphasize that reading should not be a burden or an imposition, there is no recipe for teachers to follow, it is necessary to know the students, their realities, their tastes and, from then on, work with methodologies that meet them. Based on these considerations, it is up to the teacher to seek topics that can be linked to students’ experiences, that can be discussed with their communities, that really add to the lives of students as citizens.pt_BR
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