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Título: História e cultura Afro-brasileira e a educação nos anos iniciais: conquistas e barreira
Autor(es): Messias, Gabriela Rocha
Orientador: Alves, Suzele Sany Lacerda
Palavras-chave: Educação;Ensino de história;Cultura afro-brasileira
Data do documento: 4-Jul-2022
Editor: HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: CONQUISTAS E BARREIRAS
Resumo: O ensino de história nas escolas, em relação à cultura africana no Brasil sempre foi relacionada à escravidão, assim, a Lei 10.639/03 vem quebrar essas barreiras, com novas diretrizes sobre o ensino de história afro-brasileira, visando sua importância para a formação da sociedade brasileira e sua cultura. Este artigo teve como objetivo geral apresentar e analisar a situação do ensino aprendizagem em relação a História Afro-brasileira nos anos iniciais e apresentar sugestões de aulas baseadas na temática da História e cultura Afro. Trabalhar as temáticas da história e cultura afro nas escolas em todos os níveis de ensino auxilia na construção dessa sociedade, desde que se tenha a percepção que a sociedade brasileira não é igualitária e nem justa e que essa realidade precisa ser modificada. As lutas e conquistas dos afrodescendentes devem ser valorizadas e a criança afro necessita conhecer sua história para ter orgulho de ser negro, da cor da sua pele, do seu cabelo e da sua herança cultural. O artigo fundamentou-se em duas metodologias de pesquisa: pesquisa bibliográfica e pedagogia de projetos. A pesquisa bibliográfica é a parte teórica de levantamentos, leitura e síntese sobre o tema por meio de artigos e livros impressos ou online.
Abstract: The teaching of history in schools, teaching of history in schools, has always been related to slavery, so Law 10.639/03 breaks these barriers, with new guidelines on the teaching of AfroBrazilian history, aiming at its importance for the formation of Brazilian society and its culture. society as a theme of Afro history and culture in schools at all levels of auxiliary teaching work in society, as long as there is a perception that a society is neither egalitarian nor fair and that this reality is changed. The struggles and achievements of Afro-descendants must be valued and the Afro child needs to know their history to be proud of being black, the color of their skin, their hair and their cultural heritage.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/628
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