Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/629
Título: | Neurociência e educação: contribuições para o ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Costa, Karolayne Abadia de Souza |
Orientador: | Alves, Suzele Sany Lacerda |
Palavras-chave: | Neurociência;Educação;Aprendizagem |
Data do documento: | 4-Jul-2022 |
Resumo: | A Neurociência é a área em que ocorre o estudo do sistema nervoso, com o objetivo de descobrir como é a organização cerebral. Os avanços das pesquisas sobre o cérebro trazem diversas contribuições para a área da educação, permitindo que os educadores obtenham conhecimentos sobre os fundamentos neurocientíficos os quais influem diretamente no processo ensino-aprendizagem, sobre os tipos de memórias, os processos neurobiológicos da leitura, a capacidade do cérebro de lidar com os números, a influência das experiências vividas nos circuitos neurais, a neuroplasticidade e também, entender sobre as dificuldades de aprendizagem. A Neurociência não é uma receita mágica que vai resolver todos os problemas de aprendizagem, mas ela auxilia e direciona o professor e o pesquisador para aplicarem e descobrirem novas estratégias de ensino eficientes de acordo com o funcionamento cerebral. O objetivo deste artigo foi abordar as contribuições da Neurociência para a educação e conscientizar os educadores quanto a necessidade de entender o funcionamento do cérebro para auxiliar na prática pedagógica. As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, auxiliando na construção da parte teórica do artigo, e a pedagogia de projetos, que são as sugestões de atividades práticas para serem desenvolvidas no ambiente escolar. Conclui-se, portanto, que a comunidade escolar precisa notar a importância da Neurociência para a educação como uma aliada na prática em sala de aula, auxiliando o docente a entender qual a melhor maneira que o cérebro se apropria do aprendizado. |
Abstract: | Neuroscience is the area in which the study of the nervous system occurs, with the aim of discovering how the brain is organized. Advances in brain research bring several contributions to the area of education, allowing educators to obtain knowledge about the neuroscientific foundations which directly influence the teaching-learning process, about the types of memories, the neurobiological processes of reading, the ability of the brain to deal with numbers, the influence of experiences on neural circuits, neuroplasticity and also, understanding learning difficulties. Neuroscience is not a magic recipe that will solve all learning problems, but it helps and directs the teacher and researcher to apply and discover new efficient teaching strategies according to brain functioning. The objective of this article was to address the contributions of Neuroscience to education and raise awareness among educators regarding the need to understand the functioning of the brain to assist in pedagogical practice. The methodologies used were bibliographical research, helping to construct the theoretical part of the article, and project pedagogy, which are suggestions for practical activities to be developed in the school environment. It is concluded, therefore, that the school community needs to note the importance of Neuroscience for education as an ally in classroom practice, helping teachers understand the best way in which the brain appropriates learning. |
URI: | http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/629 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Neurocienciae.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.