Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/634
Título: Neurociência e educação: contribuições no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Silva, Lídia Alencar da
Orientador: Alves, Suzele Sany Lacerda
Palavras-chave: Neurociência;Educação;Aprendizagem
Data do documento: 4-Jul-2023
Resumo: A neurociência é uma área que segue em avanço e é constituída por várias ciências, quais sejam, psicologia, biologia, fonoaudiologia, Tecnologia Física, Filosofia e Pedagogia, que busca compreender o sistema nervoso em diferentes níveis, como, captação, interpretação e resposta aos estímulos e o objetivo deste artigo e identificar as oportunidades e contribuições da neurociência na construção cognitiva da criança, a fim de entender como está se faz presente no dia a dia da sala de aula e propor projetos que aborde esse tema na prática pedagógica nas séries iniciais. Tendo como embasamento a discussão bibliográfica que diz que o cérebro é um órgão de grande complexidade devido à amplitude de suas funções, razão pela qual é difícil estudar suas interações. O nosso cérebro é uma máquina perfeita em que a criança precisa ser estimulada para interagir com suas ações. A metodologia aplicada para constituir este trabalho se baseia na Pesquisa Bibliográfica e na Pedagogia de Projetos. A pesquisa bibliográfica consiste no estudo de obras científicas e autores referentes ao seu objeto de estudo. Pedagogia de Projetos propicia o momento de uma aprendizagem conceitual, atitudinal e procedimental portanto o projeto I brincando com os números tem como o objetivo da eficácia do jogo da memória na sala de aula auxiliando na aprendizagem com os numerais e a quantidade, o projeto II: Aprender brincando e cantando traz a neurociência, campo de estudo amplo sobre as bases que constituem os sistemas do corpo, carrega melodias para nossos ouvidos em formato de conhecimento ao explorar a relação da música com o desenvolvimento evolutivo do sistema nervoso central. Portanto o tema escolhido neurociência e educação: as contribuições da neurociência no processo de ensino e aprendizagem aguçou o desejo de aprofundar e conhecer a sua importância para a educação.
Abstract: Neuroscience is an area that continues to advance and is made up of several sciences, namely, psychology, biology, speech therapy, Physical Technology, Philosophy and Pedagogy, which seeks to understand the nervous system at different levels, such as capturing, interpreting and responding to stimuli and the objective of this article is to identify the opportunities and contributions of neuroscience in the cognitive construction of the child, in order to understand how it is present in the daily life of the classroom and to propose projects that address this theme in the pedagogical practice in the initial grades . Based on the bibliographical discussion that says that the brain is an organ of great complexity due to the breadth of its functions, which is why it is difficult to study its interactions. Our brain is a perfect machine in which the child needs to be stimulated to interact with his actions. The methodology applied to constitute this work is based on Bibliographic Research and Project Pedagogy. Bibliographical research consists of the study of scientific works and authors referring to their object of study. Project Pedagogy provides the moment for conceptual, attitudinal and procedural learning, so project I, playing with numbers, aims to make the memory game effective in the classroom, helping in learning with numerals and quantity, project II: Learning by playing and singing brings neuroscience, a broad field of study on the foundations that constitute the body's systems, carries melodies to our ears in the form of knowledge by exploring the relationship of music with the evolutionary development of the central nervous system. Therefore, the chosen theme neuroscience and education: the contributions of neuroscience in the teaching and learning process sharpened the desire to deepen and know its importance for education.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/634
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Neurocienciaeeducacao.pdf462.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.