Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/637
Título: Métodos de ensino: a abordagem ativa nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Diniz, Thalia Cristina Martins
Orientador: Alves, Suzele Sany Lacerda
Palavras-chave: Métodos de ensino;Abordagem ativa;Ensino Fundamental
Data do documento: 4-Jul-2023
Resumo: Este artigo tem como objetivo apontar a importância das metodologias ativas para a execução da prática educacional buscando conscientizar os educadores de que as práticas pedagógicas desempenham papel efetivo no ensino-aprendizagem dos alunos, e propor atividades pedagógicas, com a abordagem dos métodos ativos. O método ativo vem ocupando cada vez mais lugar de destaque nas discussões entre educadores que buscam proporcionar aos seus alunos uma aprendizagem com vistas à sua autonomia e no desenvolvimento das habilidades de aprender a aprender. A metodologia ativa constitui um método em que os alunos têm uma interação ativa, ou seja, por meio de sua participação e experiência, serão capazes de construir sua própria compreensão sobre algo e não apenas reprodutor do conhecimento. O primeiro projeto faz referência às experiências da prática de contação de histórias. O segundo projeto analisa as músicas usando objetos de reciclagem em consonância com a alfabetização. Assim, os métodos ativos, foco central deste estudo, buscam novos meios de ensinar e aprender, proporcionando uma aprendizagem significativa.
Abstract: This article aims to point out the importance of active methodologies for the execution of educational practice, seeking to make educators aware that pedagogical practices play an effective role in the teaching-learning of students, and to propose pedagogical activities, with the approach of active methods. The active method has been occupying an increasingly prominent place in discussions between educators who seek to provide their students with learning with a view to their autonomy and the development of skills to learn how to learn. The active methodology is a method in which students have an active interaction, that is, through their participation and experience, they will be able to build their own understanding of something and not just reproduce knowledge. The first project refers to the experiences of storytelling practice. The second project analyzes the songs using recycling objects in line with literacy. Thus, active methods, the central focus of this study, seek new ways of teaching and learning, providing meaningful learning.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/637
Aparece nas coleções:Pedagogia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodosdeensino.pdf293.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.