Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilvestre, Maria Thereza Sara-
dc.date.accessioned2024-04-14T13:07:12Z-
dc.date.available2024-04-14T13:07:12Z-
dc.date.issued2022-12-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/699-
dc.description.abstractO ensino da biologia do câncer carece de uma vasta importância nas escolas de nosso país, por ser algo presente na realidade de muitas pessoas e passível de mitos e dúvidas. As informações incompletas e até mesmo errôneas acarretam no aprendizado e continuidade de expressões indevidas dentro desse tema. Assim, este estudo busca uma revisão e análise do tema Biologia do Câncer, na BNCC e no Plano de Curso do Ensino Médio proposto pela SEE/MG. Para isso, nosso aporte teórico baseia-se principalmente em Amadel, Silva, Costa e Omellas (2019), Burns e Bottino (2008), BNCC (2017), INCA (2022) e SEE/MG (2022), os quais discorrem sobre o currículo acadêmico, a biologia do câncer, o ensino lúdico e as concepções sobre o estágio supervisionado. A metodologia realizada será uma revisão bibliográfica acompanhada de uma proposta didática. Ao final dos estudos, percebe-se que o tema pesquisado não é abordado de forma aprofundada e específica como deveria ser, o que mostra a necessidade de se discutir essa questão, pois durante a pandemia o ensino sofreu diversos danos e, a partir de um estágio realizado, foi percebida a falta de conhecimento dos alunos em relação à biologia do câncer. Por isso, propomos um jogo didático que facilite o entendimento dos estudantes acerca dessa disciplina tão importante.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiologia do câncerpt_BR
dc.subjectAtividade lúdicapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleO Ensino da Biologia do Câncer na BNCC e no plano de curso para o Ensino Médio da SEE/MG: uma proposta de atividade lúdicapt_BR
dc.orientadorAlves, Deyse Souzapt_BR
dc.abstractThe teaching of cancer biology lacks a vast importance in schools in our country, because it is something present in the reality of many people and subject to myths and doubts. Incomplete and even erroneous information leads to the learning and continuity of undue expressions within this theme. Thus, this study seeks to review and analyze the theme of Cancer Biology, in the BNCC and in the High School Course Plan proposed by SEE/MG. For this, our theoretical contribution is mainly based on Amadel, Silva, Costa and Omellas (2019), Burns and Bottino (2008), BNCC (2017), INCA (2022) and SEE/MG (2022), which discuss the academic curriculum, the biology of cancer, playful teaching and conceptions about the supervised internship. The methodology carried out will be a bibliographic review accompanied by a didactic proposal. At the end of the studies, it is clear that the researched topic is not addressed in depth and specifically as it should be, which shows the need to discuss this issue, because during the pandemic, teaching suffered several damages and, from a stage carried out, the lack of knowledge of the students in relation to the biology of cancer was perceived. Therefore, we propose a didactic game that facilitates students' understanding of this important subject.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensinobiologiacancer.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.