Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/148
Título: Análise da imposição de períodos de lock-up sobre o disponível de caixa mantido pelos fundos multimercados brasileiros
Autor(es): Oliveira, Dienifer Aline Clemente
Palavras-chave: Fundos multimercados;Períodos de lock-up;Disponibilidade de Caixa
Data do documento: 7-Ago-2017
Resumo: No cenário atual, os fundos de investimento têm desempenhado papel importante na Economia brasileira, entre eles, os multimercados têm-se destacado, por apresentarem maior rentabilidade em relação aos demais. Algumas pesquisas tentam explicar as variáveis que afetam a rentabilidade, como os períodos de lock-up, que podem ter uma relação com a disponibilidade de caixa dos fundos. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar o efeito da imposição de períodos de lock-up sobre o disponível de caixa dos fundos multimercados brasileiros. Para tanto, foi selecionada uma amostra de 79 fundos multimercados que operam com lock-up, o que totalizou 4.740 observações, no período de 2011 a 2015. Os dados foram coletados por meio do Sistema Economática® e no site do Conselho de Valores Mobiliários (CVM). Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de regressão para dados em painel. Como resultados, observou-se que os períodos de lock-up são menores no Brasil, quando comparados com pesquisas em outros mercados. No que se refere ao questionamento principal deste estudo, foi constatado que os períodos de lock-up diminuem o disponível de caixa, portanto, as restrições de lock-up não diminuem as saídas de caixa dos fundos multimercados brasileiros.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/148
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analiseimposicaoperiodos.pdf150,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.