Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/302
Título: Avaliação dos parâmetros de qualidade do leite de fazendas assistidas por uma empresa de consultoria veterinária da cidade de Monte Carmelo-MG no ano de 2017
Autor(es): Cruz, Everton de Oliveira
Orientador: Claudio Costa
Palavras-chave: IN 62;Pecuária de Leite;Agronegócio
Data do documento: 11-Jul-2018
Resumo: Minas Gerais representa o maior estado produtor de leite, com 24,9% do rebanho leiteiro nacional. O Brasil configura-se o 3° maior país produtor do mundo. O objetivo do trabalho foi avaliar os parâmetros de qualidade do leite de fazendas assistidas por uma empresa de consultoria veterinária da cidade de Monte Carmelo-MG. O presente estudo foi desenvolvido de janeiro a dezembro de 2017. Os dados foram fornecidos por uma empresa de Consultoria Veterinária em relação a 18 produtores. Foram avaliados os parâmetros de quantidade de Proteínas totais, Gorduras totais, Contagem Bacteriana Total e Contagem de Células Somáticas como referencias para analisar a qualidade do leite na região. O teor de gordura total a maior média foi de 3,94%, componente do leite que apresentou maior variação entre os trimestres. Proteínas totais apresentaram médias em 3,18 e 3,37%. Maiores valores de Contagem de Células Somáticas foram observados entre os meses de abril a setembro, segundo e terceiro trimestres, respectivamente 658,5 a 686,84 mil cel/mL, enquanto para Contagem Bacteriana Total os maiores valores ocorreram nos meses de janeiro a junho, entre o primeiro e segundo trimestre, 635,58 e 474,67 UFC/mL, respectivamente. Concluiu-se que os teores de proteínas e gorduras ficaram nos parâmetros recomendados. Já Contagem de Células Somáticas e Bacteriana Total ainda não se adequaram as exigências da Instrução Normativa 62.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/302
Aparece nas coleções:Agronomia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacaoparametrosqualidade.pdf115,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.