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Título: Teoria da autodeterminação: Uma análise da motivação dos estudantes de Ciências Contábeis de uma IES privada
Autor(es): Santos, Andressa Teles dos
Orientador: Santos, Cassius Klay Silva
Palavras-chave: Autodeterminação;Ensino-aprendizagem;Motivação
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: A Teoria da Autodeterminação é um tema bastante debatido em termos de aprendizagem e motivação dos estudantes. A presente pesquisa objetiva identificar, à luz da Teoria da Autodeterminação, quais são os níveis e determinantes de motivação dos estudantes de Ciências Contábeis. A pesquisa teve uma amostra de 88 estudantes no ano de 2018 de uma instituição de ensino superior privada, sendo aplicado um questionário, caracterizado como survey, e a pesquisa classificada como quantitativa e descritiva. Através dos resultados encontrados, pode-se perceber que o gênero feminino tende a ter maior motivação que o gênero masculino, e quanto maior a faixa etária, mais motivado o aluno se encontra. Verificase claramente que, de um lado, estão os alunos que querem realmente aprender (motivação intrínseca) e de outro lado estão os que não sabem o que fazem na universidade ou se preocupam apenas com a frequência (desmotivação ou motivação externa). Esses resultados mostram a importância de compreender os níveis de motivação dos estudantes como forma de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The theory of Self-determination is a much debated theme in terms of student learning and motivation. The present research aims to identify, in the light of the Theory of Self- Determination, what are the levels and determinants of motivation of students of Accounting Sciences. The survey had a sample of 88 students in the year 2018 of a Private Higher Education Institution, being applied a questionnaire, characterized as a survey, and the research classified as quantitative and descriptive. Through the results found it can be seen that the female gender tends to have greater motivation than the male gender, and the larger the more motivated age group it is. It is clear that on one side are those students who really want to learn (intrinsic motivation) and on the other side are those who do not know what they do at university or are only concerned with the frequency (demotivation or external motivation). These results show the importance of understanding students' levels of motivation as a search for improvement in the teaching-learning process.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/379
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