Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/447
Título: Desenvolvimento inicial do cafeeiro irrigado e sequeiro submetido a diversas dosagens de polímeros hidrorretentores de água
Autor(es): Júnior, Gilmar Jerônimo da Silva
Orientador: Júnior, Ciro Luiz da Silva
Palavras-chave: Café;Déficit;Tecnologia
Data do documento: 1-Jul-2019
Resumo: O significativo aumento das áreas na produção cafeeira nos últimos anos, em destaque o café arábica e a grande demanda mundial de alimentos, exige que o produtor busque alternativas tecnológicas para obtenção de melhores resultados em sua produção. O polímero hidrorretentor de água tem sido uma tecnologia utilizada no plantio dos cafeeiros como uma alternativa de minimizar os problemas deficitários hídricos e obter melhor desenvolvimento das plantas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de doses de polímero polyter no desenvolvimento e crescimento de plantas jovens de café cultivadas em período tardio, sob condições de irrigação e sequeiro. Foram implantadas 400 mudas de café arábica IBC12, no qual 200 foram irrigadas e 200 em sequeiro subdivididas em 20 parcelas, no qual cada parcela recebeu uma dosagem de polímero hidrorretentor de água Polyter de 0,5,10,15 e 20 gramas por planta. Os dados coletados foram submetidos ao teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. O manejo irrigado obteve melhores resultados na maioria das avaliações em comparação ao manejo sequeiro nas diversas dosagens de polímeros hidrorretentores, destacando a dosagem de cinco gramas.
URI: http://repositorio.fucamp.com.br/jspui/handle/FUCAMP/447
Aparece nas coleções:Agronomia - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimentoinicialcafeeiro.pdf212,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.